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Pinterest: como a rede social pode ajudar a sua empresa?

By 25 de maio de 2023junho 14th, 2023Redes sociais
Imagem lilás escrita "Pinterest: como a rede social pode ajudar sua empresa?" e "vem aprender com a gente!"

Muitas pessoas e empresas subestimam o poder do Pinterest, uns por não o considerarem uma rede social e acharem que é apenas uma ferramenta de buscas de imagens, outros por acharem que só serve para o mercado de moda e decoração. 

Mas, se essas pessoas e empresas que não acreditam no potencial dessa rede social olhassem para seus números, começariam a usá-lo na hora.

Por exemplo, você sabia que, segundo pesquisas do próprio Pinterest:

  • 463 milhões de pessoas usam a rede social todos os meses
  • no Brasil, o número de usuários ultrapassa a casa dos 46 milhões
  • 80% dos usuários semanais do Pinterest já descobriram uma nova marca ou um novo produto na plataforma

E aí, esses números te convenceram a dar uma chance pra plataforma? 

Então bora lá que a 7mídias vai te ajudar a entender mais sobre ela! ✨

 

Ovelinha fazendo jóia com as duas mãos

 

o que é o Pinterest?

O Pinterest é uma rede social, mas, ao mesmo tempo, desempenha o papel de ferramenta de buscas. E, por causa dessa última funcionalidade, ele acaba também se tornando uma ótima fonte de tráfego para seu site. 😎

Ele é basicamente usado pelos usuários para se inspirarem em algo de seu interesse, como uma espécie de quadro de inspirações digital, já que a plataforma possibilita salvar as postagens (ou “pins”, como eles chamam) em pastas criadas pelo próprio usuário.

 

Imagem de dois celulares em que aparece a página inicial da rede social Pinterest com várias fotos

 

afinal, por que minha empresa precisa estar nessa rede?

O Pinterest tem um diferencial das outras plataformas: o conteúdo é entregue de forma pessoal e não cronológica. 

Mas o que isso significa, Malu? 🤔

Significa que a probabilidade do usuário encontrar suas postagens é muito maior, caso você saiba escolher as palavras-chaves certas em conjunto com boas técnicas de SEO.

De acordo com o próprio Pinterest: “as pessoas estão aqui para encontrar novas ideias e agir, em vez de simplesmente curtir as publicações de outras pessoas ou rolar pelas últimas notícias. 

Isso significa que elas estão ativamente buscando conteúdo de marcas, comerciantes e criadores de conteúdo”.

Outra ação do algoritmo da plataforma que ajuda na entrega de conteúdo, é a exibição dos “pins” salvos por um usuário para sua rede de conexão, alcançando assim um público além dos seguidores da empresa. 

Esse comportamento de busca, salvamento e interação do usuário presente na plataforma gera, automaticamente, um resultado na conversão de tráfego para o seu site. 💪

Já deu pra perceber que essa é uma estratégia e tanto para a sua marca, não é? Vem com a gente ver 3 dicas para implementar na sua empresa!

3 dicas para a sua empresa começar no Pinterest

Agora que você já entendeu como o algoritmo da plataforma distribui as postagens, bora pensar em estratégias para começar a criar um conteúdo relevante para a sua empresa?

#1 otimize o seu perfil

Já deu pra sacar que o pote de ouro da plataforma é a escolha certa das palavras-chaves né? 

Então, elas precisam estar presentes em todo o seu perfil, desde o nome até as legendas e hashtags.

  • Nome e descrição- neste campo, não se limite apenas ao nome da sua empresa, mas acrescente também a palavra-chave que a defina.
    Exemplo: 7mídias – Marketing Digital.
  • Pastas – a essa altura já sabe o que vou falar né? Palavras-chaves! Elas também precisam estar presentes nos nomes e descrições das suas pastas, se referindo sempre ao universo da sua empresa. Seguindo o exemplo da 7mídias, nossas pastas seriam: Marketing Digital; Redes Sociais; E-commerce; Identidade Visual.
  • Pin- por último, não deixe de acrescentar as palavras-chaves em cada postagem, avaliando quais as melhores para cada conteúdo.

#2 divida seu conteúdo em subpastas

Mas o que isso quer dizer, Malu? 

É mais simples do que você pensa! Vamos supor que sua empresa é especializada em organização de festas, então, neste caso suas pastas não seriam apenas: Festas; Decoração; Comida. 

Ao invés de criar essas pastas genéricas, a dica é separar as áreas principais da sua empresa em subtemas, que ficaria mais ou menos assim:

  • Festas no campo
  • Festas na praia
  • Festas em salões
  • Decoração minimalista
  • Decoração de aniversário de 15 anos
  • Decoração de casamento estilo clássico
  • Menus para batizados
  • Pratos principais para casamentos ao ar livre
  • Sobremesas para festas infantis

Deu pra entender? A essência dessa dica é, quanto mais específico, melhor!

#3 alimente suas pastas

A ideia aqui é se tornar referência em cada categoria de pasta criada, ou seja, nada de preguiça na hora de separar as imagens e legendas para cada uma delas.

Pense que os usuários ficarão muito mais propícios a seguir seu perfil e suas pastas, se elas tiverem uma boa quantidade de imagens para que possam se inspirar.

⚠️ Mas fique atento, um número bom de pins por pasta gira em torno de 100 a 200 imagens, mais do que isso significa que já chegou a hora de dividir sua pasta em outra.

O mais importante é não se esquecer de manter a qualidade em cada pin, o tornando útil e segmentado para o seu público alvo.

a 7mídias tem uma equipe de conteúdo estratégico esperando por você!

Agora ficou fácil de entender sobre o Pinterest, né? 

Mas aí vai uma última dica: teste a plataforma antes de criar um perfil para sua empresa, para realmente ficar por dentro das funcionalidades e conteúdos produzidos por lá.

Se você preferir a ajuda de uma equipe profissional e antenada nas tendências de marketing, a 7mídias pode te ajudar a definir as melhores estratégias para as suas redes! 😉

Esperamos que este artigo tenha ajudado você e te convidamos para conhecer nossos serviços!

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Um abraço e até a próxima.

Malu