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Tráfego: como aumentar o fluxo de visitantes no seu site

By 25 de novembro de 2022janeiro 31st, 2024Site
Imagem de capa da postagem "Tráfego: como aumentar o fluxo de visitantes no seu site". Ela contem o título, uma ilustração de semáforo num fundo verde escuro

Muito se fala de tráfego por aí, mas você sabe o que isso significa na prática?

O tráfego virtual diz respeito ao fluxo de navegação de cada usuário nas plataformas digitais.

Ou seja, nas páginas da web, quanto mais fluxo de tráfego seu site tem, melhor! 

Convenhamos, adianta ter um site incrível sem nenhuma audiência? 

Quanto mais fluxo de tráfego o seu site tiver, mais leads a sua página vai atrair, o que aumenta a chance de gerar diálogos e criar relacionamentos maiores com o público. 🤩 

Em linhas gerais, quanto mais gente te visitando, maior a chance de conversão em venda no final das contas, certo?

E não para por aí, quando seu site é bastante acessado, os mecanismos de pesquisa o colocam em melhores posições. Ou seja, sua página ganha destaque e tem mais chances de aparecer nos primeiros resultados de busca. 

Mas, afinal, você sabe o que fazer para atrair mais visitas ao seu site? Aliás, você conhece os tipos de tráfego que existem e que podem fazer parte da sua estratégia de marketing? 🤔

Neste post, vou te apresentar os tipos de tráfego e dar dicas de como aumentar o fluxo de visitantes no seu site! Bora começar?

6 tipos de tráfego digital

Pra começar, vamos falar sobre os tipos de tráfego digital. 

Ao todo, são 6 tipos: pago, orgânico, direto, de referência, social e de e-mail marketing

Conhecendo cada um deles, podemos interpretar os dados sobre as origens dos acessos que temos no nosso site. Assim, podemos entender o que deu certo ou não na estratégia.

Agora, vamos destrinchar um por um para você compreender melhor o que significa.

1. Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é aquele que ocorre de forma natural, as pessoas chegam até seu site sem que você precise pagar por um anúncio.

As visitas podem ter sido ocasionadas por uma busca no Google ou clicando em algum link vinculado ao seu site, por exemplo.

Ele é o tipo de tráfego mais desejável (o favorito dos profissionais de marketing!) 😝 

A forma mais fácil de obtê-lo é através do marketing de conteúdo, ou seja, publicando artigos na sua webpage.

Aliás, algumas pessoas devem pensar que os sites e blogs estão em desuso, mas eles são fundamentais numa estratégia de marketing. Aqui, no blog da 7mídias, já explicamos por que sua empresa precisa de uma página própria na internet.

Mas por mais que o tráfego orgânico seja o mais recomendado, ele não é o único importante pra sua estratégia digital.

Investir em links patrocinados, por exemplo, também pode fazer toda a diferença. E isso é tráfego pago!

2. Tráfego pago

Quando se paga por links patrocinados os resultados são mais imediatos porque o seu conteúdo será melhor posicionado.

O Google dá opção de links patrocinados, aqueles que aparecem no mecanismo de busca, e, com o AdSense, o link do seu site pode ser inserido em espaços de páginas parceiras.

Os links patrocinados podem também ser segmentados, isso ajuda a atrair leads já qualificadas para seu negócio.

Vale lembrar que existem outras plataformas que oferecem esse tipo de serviço como o Bing, Facebook e outras.

E falando em Facebook, vamos agora para o tráfego social, que já explica no nome o porquê de ser chamado assim! 😉

3. Social

O tráfego social tem origem na movimentação que vai das redes sociais ao seu site.

Por exemplo, digamos que eu tenha um perfil no Twitter e compartilhe sempre o link do meu site por lá.

Essa é uma excelente forma de convidar a minha audiência daquela rede a conhecer o site da minha empresa.

Aqui na 7mídias, sempre recomendamos a presença na maior parte de redes sociais que estejam de acordo com seu negócio porque elas podem alavancar muito a sua empresa e direcionar pessoas até ela!

Ah! Não adianta também só ter um perfil e não abastecer de conteúdo. Pra que você capte a atenção do público, a sua conta deve estar sempre atualizada.

As redes sociais também ajudam na construção de awareness (conhecimento de marca) e assim, quem sabe você não consiga mais fluxo de tráfego direto?

4. Tráfego direto

O tráfego direto é aquele que não precisa de nenhum outro elemento a não ser o próprio endereço da web.

Pense na sua loja online favorita. De tanto que comprou lá, você pode simplesmente digitar o endereço e navegar na vitrine virtual.

Antigamente, pela falta de mecanismos de busca, as pessoas só conseguiam acessar às webpages a partir da URL (endereço eletrônico).

Aqui, o tráfego se dá sem intermediários. E, para isso acontecer é preciso conhecer a marca!

Nessa mesma linha, podemos falar sobre o tráfego de referência.

5. Tráfego de referência

O tráfego de referência nada mais é do que o link sendo recomendado em algum outro lugar.

Quer ver como é eficaz?

Se algum amigo seu recomendar um produto, a chance de você confiar e comprar é muito maior.

Ou, digamos que você acompanhe assiduamente um blog de tecnologia. É muito provável que você compre algum produto baseado nas recomendações deste blog, principalmente se houver um link direto pro produto em questão.

Esse tipo de tráfego é relevante porque mostra, aos robôs do Google, que seu site tem páginas úteis. 🤖

Indo para o último tipo de tráfego, o queridinho da 7mídias: o e-mail marketing.

6. Tráfego de e-email marketing

O tráfego de e-mail marketing acontece através das mensagens que enviamos por emails às nossas leads.

Aqui, o modelo é bem mais pessoal. Apesar dos mecanismos de busca não levarem o email marketing em consideração, essa estratégia costuma ter bastante resultado.

O usuário é envolvido no conteúdo do email e, por isso, fica mais suscetível a navegar nos links contidos no conteúdo.

Agora que a gente já conhece as possibilidades de tráfego para o nosso site, anote aí algumas dicas de como aplicar as estratégias na sua empresa para atrair mais visitantes.

5 dicas de como atrair mais visitantes

🔹Esteja presente em diferentes plataformas digitais 

Não utilize apenas o blog como única plataforma. Diversifique sua estratégia.

Pense que se você estiver nas redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, pode aumentar o tráfego social em seu site, já que elas serão a porta de entrada para ele.

🔹Utilize as técnicas de SEO 

Um dos conceitos mais relevantes do SEO é a palavra-chave das suas páginas.

👉 Nossa dica é: escolha palavras-chave mais específicas do que mais abrangentes e concorridas. 

Se você tem uma loja de roupas, ao invés de colocar só isso, especifique para “loja de roupas femininas de festa no Rio de Janeiro”.

Além disso, publicar conteúdos no seu site através de um blog ajuda a centralizar o discurso e criar novas formas de captação.

É possível, inclusive, que você, leitor, ainda não conheça a 7mídias, mas tenha se deparado com esse artigo nos resultados do google. 

A partir daqui, você pode navegar no nosso site, conhecer os serviços maravilhosos que oferecemos e, quem sabe, entrar em contato com a gente! 😊

Mas a verdade é que os blogs ajudam a colocar sua página nos mecanismos de busca. 

Utilizar não só essa, mas outras técnicas de SEO, contribui diretamente para alavancar o tráfego orgânico do seu site.

🔹Anuncie nas redes sociais 

Já que as redes sociais sempre fazem parte de uma boa estratégia de conteúdo, por que não investir em anúncios para seu site?

Geralmente, os anúncios nas redes são mais baratos do que nos mecanismos de pesquisa. Então, se sua intenção for aumentar o tráfego, pode ser uma boa solução.

🔹Crie conteúdos variados

Não adianta criar só conteúdo de postagem para o site. Invista em outros materiais.

Apesar de provavelmente seu negócio ter uma persona bem estabelecida, lembre-se de que existem diferentes perfis que sua página da web abrange.

Não escreva só artigos, gere e reaproveite conteúdo de outros formatos como e-book, podcast, vídeos, materiais interativos, entre outros.

Dessa forma, você atrai mais pessoas e compartilha seu conteúdo com mais sucesso. 😉

🔹Estabeleça vínculos

De nada adianta atrair novos visitantes, se você não cultivar os antigos.

Por isso, crie conteúdos para que essa relação entre vistante X site fique cada vez mais estreita.

Se você tiver um negócio online, envie e-mails, produza artigos em blog dando dicas de como usar determinado objeto. Dessa forma, você vai cativando o cliente até a próxima compra. 

👉 A chave é: Faça sua marca ser lembrada!

Seguindo essas dicas, você cria notoriedade de marca e você finalmente conseguirá o tão almejado tráfego direto — aquele onde as pessoas acessam o seu site apenas digitando o endereço do site, lembra?

Elas vão lembrar de você e acessar espontaneamente. E como, provavelmente, elas vão acompanhar a sua marca nas redes sociais, assinar newsletter e consumir conteúdo, também irão participar de vários fluxos de tráfego simultaneamente, impulsionando seu trabalho. 🤩

Mas, lembre-se de que até chegar nesse nível, há um longo caminho a ser percorrido. Conte com a gente para isso! 

a 7mídias tem uma equipe de conteúdo estratégico esperando por você!

Essas foram algumas dicas para aumentar o fluxo de visitantes no tráfego do seu site. Mas, se preferir, a 7mídias está pronta pra te ajudar com essa estratégia!

Conheça a 7mídias →

Temos uma equipe especializada em conteúdo para que a sua empresa se destaque e consiga mais visitantes no seu site e redes sociais.

Entre em contato com a gente e peça um orçamento!

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Espero que tenha gostado do conteúdo. 😊

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Até a próxima,

Maria Rita

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