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E-commerce na prática: 3 caminhos para o seu negócio!

By 19 de maio de 2023janeiro 31st, 2024E-commerce
Fundo branco efeito de amassado com título em negrito e com fundo verde escrito "e-commerce na prática". Subtítulo: "3 caminhos po seu negócio!" e frase adicional do lado direito "invista numa loja virtual para sua empresa"

Me conta, a sua empresa já tem um e-commerce?

Se ainda não, nossa recomendação é que você invista nessa estratégia pra ontem! Acompanhe essa leitura porque vamos te explicar o porquê.

Há alguns anos, essa é uma modalidade crescente no Brasil. Mas o boom da estratégia aconteceu quase de forma obrigatória, no período da pandemia. 😷

Na ocasião, escrevemos até um artigo, o e-commerce em tempos de pandemia, contando sobre o crescimento exponencial da modalidade e as vantagens que ele oferece!

Alguns anos mais tarde, o esperado continua acontecendo. Ano após ano, o mercado digital só cresce apresentando resultados incríveis.

E-commerce em crescimento: hora de investir na estratégia!

Você sabia que, em 2022, o Brasil ganhou 36 mil novas lojas virtuais? Esses dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

O número total de lojas online passou de 529.193 em 2021, para 565.300 em 2022. Um crescimento de 6,82%.

Aí eu te pergunto, o que a sua loja ainda está fazendo de fora desse número? 🤔

Quem avisa, amigo é: se o seu comércio não tem nenhum canal de vendas na internet, está na hora de criar!

Mas calma! Estamos aqui pra te ajudar. Neste post, vou explicar tudinho pra você desde o que é um e-commerce e como aplicar no seu negócio. Vem comigo?

Tradução: “Vamos lá, pessoal!”

 

o que é e-commerce?

E-commerce nada mais é do que um modelo de negócio no qual as transações são feitas completamente online. 

A única parte que precisa do mundo físico é na hora de planejar a logística para entrega dos produtos aos clientes.

No mais, tudo, desde a escolha de produtos ao pagamento, é realizado por meio das plataformas digitais. 

Pra isso, o comércio eletrônico exige uma boa estratégia de marketing digital. 🤳

Para sua empresa conseguir vender online, ela precisa estar na internet, presente nos diversos canais de comunicação online (e-mail, site, redes sociais…) garantindo que seja vista pelos clientes.

Uma das principais vantagens do e-commerce é a comodidade e praticidade para o cliente. Se antes ele precisava se deslocar até uma loja para adquirir um produto, agora ele pode comprar online com muito mais facilidade, comparando preços e modelos em poucos cliques.

Essa comodidade nos acende um alerta: não estar online significa, praticamente, deixar a venda para um concorrente!

Mas há vantagens também para quem vende, já que manter uma plataforma de vendas online sai bem mais barato do que manter uma loja física!

quais são os principais canais de venda online?

1. loja virtual

A loja virtual é um espaço criado por você mesmo, por isso carrega uma grande vantagem: muito mais autonomia!

No site, tudo pode ser feito de acordo com o que você deseja. Design, disposição de preços, fotos dos produtos. As plataformas de loja virtual facilitam o uso, tanto do vendedor, quanto do cliente.

A 7mídias constrói a sua loja virtual! Vem conferir no nosso portfólio.

 

2. redes sociais

Um dos seus canais de venda também pode ser através das redes sociais. 

O Instagram, por exemplo, já possui uma função onde você pode colocar seus produtos.

Mas, por mais que tragam bastante visibilidade aos produtos, as redes sociais não foram criadas com esse propósito e, por isso, acabam tendo algumas limitações.

Nossa dica é que ela seja usada como ferramenta de apoio para o seu e-commerce. 

Nesse caso, você pode divulgar os seus produtos através dos posts, stories e anúncios e se aproximar dos consumidores por meio dos comentários e do chat. Não se esqueça de sempre disponibilizar o link do seu site para facilitar a compra!

 

3. marketplace

Já os marketplaces são sites onde os lojistas expõem seus produtos, mas existe um intermédio entre a empresa do marketplace e o consumidor.

Grandes exemplos são Mercado Livre e Amazon.

Dependendo da sua estratégia, pode ser vantajoso colocar a sua marca nesses ambientes, pois são canais muito conhecidos e visitados. 

Apesar das limitações e do custo de estadia, pode ser uma opção para empresas que não necessitam de um ambiente personalizado, próprio e exclusivo!

comércio eletrônico pós-pandemia

Há tempos já deixou de ser mera opção. Ter um e-commerce funcional é obrigatório pra quem deseja ter retornos expressivos com a sua marca!

O pós-pandemia vem confirmando isso. 

Como te contamos no início deste artigo, durante a pandemia houve um boom no mercado de vendas online. Muitos consumidores passaram a comprar online, já que era a opção mais segura.

Em 2021, o Brasil cresceu 26,8% no comércio eletrônico, com um faturamento de quase 21 bilhões de dólares. Fomos o segundo país com maior crescimento, ficando atrás apenas da Índia. 💸

O e-commerce veio pra ficar, já que os hábitos de consumo, que já estavam mudando gradativamente, se transformaram de forma acentuada na pandemia. 

Muitas pessoas fizeram compras online pela primeira vez nesse período e passaram a ter confiança no processo!

3 caminhos para seu negócio online

1. personalização

A personalização é muito importante em qualquer estratégia de venda, mas na internet, ela se faz ainda mais necessária!

Agora que vivemos em um mundo “ao vivo”, ou seja, podemos compartilhar e trocar experiências em tempo real, também podemos nos dispersar facilmente!

Por isso, é importante mostrar o que é mais relevante pro cliente, facilitando a compra.  

Oferecer uma experiência personalizada é fundamental para ele sentir vontade não só de comprar aquele produto, mas de consumir a sua marca!

 

2. tenha um olhar atento

Isso é imprescindível para qualquer segmento da sua empresa: estar atento ao que acontece ao redor!

Cuidar dos mínimos detalhes do seu comércio virtual deve ser uma prioridade, afinal, não faltam outras opções de marca para ele consumir online. Já pensou perder uma venda porque seu lead não achou o produto por um errinho de digitação? 😳

Além disso, saiba as tendências de consumo do seu público-alvo para oferecer as melhores soluções e analise a sua concorrência para traçar estratégias que te destaquem no mercado!

 

3. utilize recursos visuais e textuais atraentes

Isso aqui serve muito para as suas redes sociais! ✨

Como falamos no tópico acima, a nossa atenção está cada vez mais dispersa pela infinidade de conteúdos disponíveis na internet. Há muitas coisas que passam por nós e sequer damos atenção.

Por isso, utilize um visual imagético atraente desde o primeiro momento. Aqui no blog, também já demos alguns caminhos de como tirar foto dos seus produtos. Use e abuse dessas dicas!

Crie textos que tenham a identidade da sua marca e estejam de acordo com o que o público quer saber antes de tomar a decisão! Ah, e não esqueça das hashtags para atrair mais pessoas.

a 7mídias tem uma equipe especializada para divulgar o seu negócio!

Agora que você já tem os caminhos para seu e-commerce, conte com a 7 para o marketing digital da sua empresa!

Nossa equipe de conteúdo estratégico está sempre atenta às tendências pra atrair novos clientes pra sua empresa! Além disso, produzimos com foco sempre na conversão.

Vem conhecer nossos serviços!

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Precisa de ajuda? Entre em contato e pra solicitar um orçamento sem compromisso! 

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Espero que esse post tenha te ajudado a entender melhor como um comércio online funciona. Se ainda ficou alguma dúvida ou se você tem uma sugestão, deixe aqui nos comentários que a gente te responde! 😊

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Até a próxima,

Maria Rita

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