Muitas pessoas e empresas subestimam o poder do Pinterest, uns por não o considerarem uma rede social e acharem que é apenas uma ferramenta de buscas de imagens, outros por acharem que só serve para o mercado de moda e decoração. Mas, se essas pessoas e empresas que não acreditam no potencial dessa rede social olhassem para seus números, começariam a usá-lo na hora. Por exemplo, você sabia que, segundo pesquisas do próprio Pinterest: E aí, esses números te convenceram a dar uma chance pra plataforma? Então bora lá que a 7mídias vai te ajudar a entender mais sobre ela! ✨ O Pinterest é uma rede social, mas, ao mesmo tempo, desempenha o papel de ferramenta de buscas. E, por causa dessa última funcionalidade, ele acaba também se tornando uma ótima fonte de tráfego para seu site. 😎 Ele é basicamente usado pelos usuários para se inspirarem em algo de seu interesse, como uma espécie de quadro de inspirações digital, já que a plataforma possibilita salvar as postagens (ou “pins”, como eles chamam) em pastas criadas pelo próprio usuário. O Pinterest tem um diferencial das outras plataformas: o conteúdo é entregue de forma pessoal e não cronológica. Mas o que isso significa, Malu? 🤔 Significa que a probabilidade do usuário encontrar suas postagens é muito maior, caso você saiba escolher as palavras-chaves certas em conjunto com boas técnicas de SEO. De acordo com o próprio Pinterest: “as pessoas estão aqui para encontrar novas ideias e agir, em vez de simplesmente curtir as publicações de outras pessoas ou rolar pelas últimas notícias. Isso significa que elas estão ativamente buscando conteúdo de marcas, comerciantes e criadores de conteúdo”. Outra ação do algoritmo da plataforma que ajuda na entrega de conteúdo, é a exibição dos “pins” salvos por um usuário para sua rede de conexão, alcançando assim um público além dos seguidores da empresa. Esse comportamento de busca, salvamento e interação do usuário presente na plataforma gera, automaticamente, um resultado na conversão de tráfego para o seu site. 💪 Já deu pra perceber que essa é uma estratégia e tanto para a sua marca, não é? Vem com a gente ver 3 dicas para implementar na sua empresa! Agora que você já entendeu como o algoritmo da plataforma distribui as postagens, bora pensar em estratégias para começar a criar um conteúdo relevante para a sua empresa? Já deu pra sacar que o pote de ouro da plataforma é a escolha certa das palavras-chaves né? Então, elas precisam estar presentes em todo o seu perfil, desde o nome até as legendas e hashtags. Mas o que isso quer dizer, Malu? É mais simples do que você pensa! Vamos supor que sua empresa é especializada em organização de festas, então, neste caso suas pastas não seriam apenas: Festas; Decoração; Comida. Ao invés de criar essas pastas genéricas, a dica é separar as áreas principais da sua empresa em subtemas, que ficaria mais ou menos assim: Deu pra entender? A essência dessa dica é, quanto mais específico, melhor! A ideia aqui é se tornar referência em cada categoria de pasta criada, ou seja, nada de preguiça na hora de separar as imagens e legendas para cada uma delas. Pense que os usuários ficarão muito mais propícios a seguir seu perfil e suas pastas, se elas tiverem uma boa quantidade de imagens para que possam se inspirar. ⚠️ Mas fique atento, um número bom de pins por pasta gira em torno de 100 a 200 imagens, mais do que isso significa que já chegou a hora de dividir sua pasta em outra. O mais importante é não se esquecer de manter a qualidade em cada pin, o tornando útil e segmentado para o seu público alvo. Agora ficou fácil de entender sobre o Pinterest, né? Mas aí vai uma última dica: teste a plataforma antes de criar um perfil para sua empresa, para realmente ficar por dentro das funcionalidades e conteúdos produzidos por lá. Se você preferir a ajuda de uma equipe profissional e antenada nas tendências de marketing, a 7mídias pode te ajudar a definir as melhores estratégias para as suas redes! 😉 Esperamos que este artigo tenha ajudado você e te convidamos para conhecer nossos serviços! E, se precisar de ajuda, é só entrar em contato e solicitar um orçamento sem compromisso! Aproveite e siga nossas redes pra estar sempre por dentro do que acontece na 7mídias. Um abraço e até a próxima. Malu
o que é o Pinterest?
afinal, por que minha empresa precisa estar nessa rede?
3 dicas para a sua empresa começar no Pinterest
#1 otimize o seu perfil
Exemplo: 7mídias – Marketing Digital.#2 divida seu conteúdo em subpastas
#3 alimente suas pastas
a 7mídias tem uma equipe de conteúdo estratégico esperando por você!