Oi, gente, tudo bem? Hoje vim falar sobre uma sexta-feira que é diferente das outras e é muito especial pra quem tem uma marca. A Black Friday é, talvez, o dia mais importante do comércio. Justamente pela data fixa (última sexta de novembro) e os descontos, muitos consumidores aguardam o ano inteiro para comprar o que precisam neste momento e garantir um bom negócio. “Maria Rita… mas a Black Friday é só em novembro, por que você tá trazendo esse assunto agora?” Exatamente por isso. Como o nível de vendas dos seus produtos e serviços irá aumentar, sua empresa precisa estar preparada. Desde estratégias de marketing programadas até capacidade de acessos no e-commerce, hoje vou mostrar como você pode fazer para se planejar. Assim, evitando problemas no dia para conseguir aumentar suas vendas. Vem comigo! Antes de mais nada, precisamos contextualizar a história da Black Friday pra você entender por que ela é tão importante. Aliás, se sua loja não aderiu a isso e não tem um e-commerce, um dos meios mais utilizados na época da Black Friday, vale a pena ler outro artigo no blog para saber caminhos possíveis pro seu negócio! A Black Friday nasceu nos Estados Unidos e está atrelada a um feriado importantíssimo para a cultura estadunidense: o dia de Ação de Graças, que ocorre na última quinta-feira de novembro pra celebrar a boa colheita. O registro mais antigo de “Black Friday” é de 1869. No dia 24 de setembro deste ano, dois investidores da Bolsa de Nova Iorque aumentaram o preço do ouro para gerar mais lucro. No entanto, o governo disponibilizou mais metal no mercado e assim, “quebrou” a economia do lugar naquela sexta. Logo, o porquê do termo. Em 1950, o termo passou a ser utilizado como a sexta-feira pós-feriado. Como o dia de Ação de Graças ocorre numa quinta, as pessoas costumavam emendar a sexta-feira também. Com esse dia livre, muitos iam às compras, principalmente pelo fato de ser uma data próxima ao Natal. Foi só em 1980, mais de 200 anos depois da criação do termo, que ele passou a ser conhecido como hoje, mas apenas no contexto dos Estados Unidos, já que o varejo começou a utilizá-lo. Pra você ter noção, a Black Friday no Brasil só começou a se popularizar na década de 2010, e hoje, já virou uma época conhecida por toda a população. Interessante, não? Hoje, a Black Friday é um evento de promoções nas lojas do mundo inteiro. Como já falei, desde 2010, a data se tornou importante para o comércio varejista no Brasil. Algo que já era em outros lugares. Mas por que todo esse comportamento de consumo justamente nessa época? No artigo Black Friday and Cyber Monday: Understanding consumer intentions on two major shopping days, os pesquisadores Swilley e Goldsmith analisaram elementos e identificaram alguns como: a facilidade de se comprar um bem nessas duas datas significativas para os EUA. Além disso, os autores notaram que os consumidores se sentem mais propensos a comprar por causa da proximidade com o fim do ano e as compras de Natal. Bom, apesar do alto faturamento na época, em 2022, houve uma queda de cerca de 22% do faturamento do setor de e-commerce se comparado ao mesmo período de 2021. Um dos fatores que pode ter contribuído para isso foi a Copa do Mundo, que ocorreu extraordinariamente em novembro no Qatar. Especialistas afirmam que este ano a Black Friday deverá ter um melhor desempenho, mas pra isso, é preciso estar preparado e atento a algumas ações… Então, bora conferir as 6 estratégias abaixo. 👇 Hoje, o consumidor está muito mais seletivo e comparativo. Essa mudança de perfil é algo que precisa ser notado. Muito antes da Black Friday, o consumidor já está pesquisando os produtos, preços e alternativas e a relação com a marca começa ali. Por isso, são necessárias ações anteriores à Black Friday para cativar aquele lead. 👉 Dando um exemplo mais prático, preste sempre atenção a sua reputação. Lógico que preço e qualidade são importantes na hora de comprar um produto, mas o serviço que ele presta (atendimento) também é algo que chama atenção. Você já viu os fatores que ajudam os clientes a comprarem mais justamente na época da Black Friday. Por isso, já prepare sua marca para o aumento da demanda. Já no mês de novembro, garanta que o servidor da sua loja online dê conta de muitos acessos e otimize a página de finalização de compra. Lembre-se: quanto mais fácil e prático, melhor! Quem nunca ouviu o termo “Black Fraude”? Pois bem, ele existe porque muitas das vezes, as lojas maquiam os descontos (aumentando o valor antes da época e depois oferecendo o abatimento, mas que no final das contas, deixa o produto no valor original). Organização é a palavra-chave pra este momento! Para que você possa oferecer bons descontos, atrair clientes e fidelizá-los, se prepare com antecedência sempre! E isso vale para todos os anos. Não adianta oferecer descontos que não te ofereçam lucro, mas também não adianta dar descontos baixos, que não apresentam vantagem ao consumidor. Por isso, analise o momento da sua marca e veja o que você pode oferecer de diferente para que o seu cliente volte a fazer outros negócios com você. 😉 Uma dica: além dos descontos, os brindes também são um chamativo na hora da compra. Se um produto é muito vendido na sua loja, o que significa? Que ele é um sucesso, queridinho do público, certo? Então nada melhor que oferecer mais por menos, se planeje e foque naqueles produtos que são a porta de entrada da sua marca. Eles serão vantajosos tanto pra quem já é cliente, quanto pra quem quer conhecer sua empresa! Se você não puder oferecer muitas ofertas em outros produtos, foque nesses que são mais vendidos. O mês de novembro é bastante conhecido pela Black Friday. Por isso, um movimento que ocorre neste mês é diversas promoções ao longo dele, ou seja, uma extensão da data. Já no dia 1, comece a fazer um “esquenta” para que seu público consuma mais durante o mês e não somente durante um dia. Ano passado, o e-commerce bateu recorde no faturamento anual. Foram R$262 bilhões só em 2022. 🤑 E nada como divulgar sua marca no meio digital também, né? Por isso, é tão importante você preparar um conteúdo estratégico específico para essa data, e marcar presença nas redes sociais com um bom branding e planejamento de conteúdo que atraia ainda mais pessoas para o seu negócio. E nisso, nós da 7mídias, podemos ajudar! Somos uma agência de marketing digital, com personalização no nosso DNA. Nós da 7mídias, temos diversos serviços que vão te ajudar nessa data especial. A nossa equipe é expert em conteúdo estratégico e design. Se você quer se planejar, garantir um bom branding, planejamento de redes sociais da sua marca pra Black Friday e atrair mais leads pro seu negócio, conte com a gente! Conheça os nossos serviços! Clique no botão abaixo e saiba mais! Precisa de ajuda pra outro assunto que se relaciona ao marketing digital? Entre em contato pra solicitar um orçamento sem compromisso! Espero que esse post tenha te ajudado a planejar desde já sua estratégia para a Black Friday. Segue a gente no Instagram também, temos outros conteúdos bem legais por lá! Até a próxima, Maria RitaO que é a Black Friday?
Por que a Black Friday é sucesso no Brasil e no mundo?
O que esperar da Black Friday 2023?
6 estratégias para impulsionar vendas na Black Friday
1. Atenção ao consumidor
2. Se prepare para a alta demanda
3. Ofereça descontos reais!
4. Foque nos best-sellers
5. Faça parte do Black November
6. Invista em marketing digital
a 7mídias tem a estratégia perfeita pra black friday!