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Shorts do YouTube: 3 motivos para começar a usar

By 26 de setembro de 2023outubro 23rd, 2023Redes sociais
Imagem com fundo branco de papel. À esquerda, ícone do YouTube (dois retângulos dentro do outro com um triângulo no meio do retângulo) e ao lado o título e subtítulo do post "shorts do youtube: 3 motivos para começar a usar"

Oi, gente! Voltei com mais um conteúdo super atual sobre redes sociais. Então se prepara que vamos nos aprofundar na febre do momento.

Você conhece o novo formato de vídeos do YouTube: o Shorts? Não? Vem comigo que eu vou falar dele hoje! 

Como o próprio nome já diz, são vídeos curtos, que podem ter de 15 a 60 segundos, e seu formato segue o padrão vertical de outras redes sociais, como o TikTok e reels do Instagram.De acordo com o YouTube, essa nova ferramenta pode ajudar muito os canais da plataforma a alcançarem novos públicos. Um exemplo disso foi um influenciador que conseguiu ganhar mais de 200.000 assinantes postando Shorts durante seis meses.

então quer dizer que o YouTube vai mudar?

A resposta é não e sim! 👍👎

Como assim, Malu?

É verdade que o Shorts é a atualização de uma nova era do consumo das redes sociais, mas isso não significa que o modelo tradicional do YouTube irá deixar de existir. 

Até porque, o YouTube se consagrou como a plataforma destinada para vídeos longos e gravados na horizontal, então eles não abandonariam esse modelo por completo tão facilmente, não é?

O Shorts é apenas mais uma ferramenta e forma de engajamento disponível dentro da plataforma, dando mais uma possibilidade de criação para os influencers. 

Essa modernização da plataforma acontece porque os usuários da internet vão se modernizando, e o mercado está vendo essa mudança de hábitos desde a popularização dos smartphones, que são usados na vertical, afetando assim as estratégias utilizadas pelas plataformas.

Vimos essa mudança do formato horizontal pro vertical começando com o Snapchat, depois com os stories do Instagram até chegar no boom do TikTok. 

E se tem um divisor de águas pras redes sociais foi a ascensão da influência do TikTok durante a pandemia.

Mas ficou clara a postura adotada pelo YouTube depois de toda essa explicação? 

Resumindo: o YouTube foi apenas mais uma das redes sociais a enxergar a potência dos vídeos curtos e na vertical, e resolveu aderir esse tipo de conteúdo na sua plataforma.

como essa nova ferramenta pode ajudar na sua empresa?

Agora que você entendeu o que significa o Shorts e viu que ele não é nenhum bicho de sete cabeças, bora ver três motivos para começar a criar conteúdo pra sua empresa também nesse novo formato?

#1 praticidade

Como o Shorts é uma ferramenta de vídeos rápidos, isso facilita muito na hora da criação do vídeo, já que não precisará dispor de muito tempo para a gravação e edição. 

A praticidade do Shorts também pode ser vista em outro quesito além do tempo: na reciclagem de conteúdo. 

Você deve estar se perguntando: reciclagem? Isso mesmo! Muitos influenciadores estão utilizando essa ferramenta como forma de potencializar a divulgação de seus vídeos, fazendo recortes de pequenas partes e postando como um chamativo para o conteúdo completo.

Pense que essa é uma ótima oportunidade de criar conteúdos novos para esse formato, mas também para atrair novas pessoas para seus vídeos já existentes.

#2 engajamento 

Por se tratar de uma ferramenta nova, o YouTube está investindo seu algoritmo no Shorts, para que os criadores de conteúdo se acostumem a usá-lo e os inscritos a engajar. 

E cai entre nós, sabemos que a intenção da plataforma é conseguir chegar mais próximo da potência do TikTok e do Reels.

Então, esse é o momento certo para começar a dedicar um tempo para essa ferramenta, já que o próprio YouTube está valorizando o Shorts e entregando os vídeos curtos para mais pessoas, aumentando assim, a visibilidade da sua empresa dentro da plataforma.

O segredo é mesclar conteúdos originais, criativos e que estejam em alta com recortes dos seus vídeos, para atrair o interesse de novos usuários e também divulgar seu trabalho já feito no canal. 

#3 inscritos 

Como já dito, o YouTube está impulsionando os vídeos curtos, então consequentemente, você vai acabar alcançando pessoas novas que ainda não conhecem seu canal, já que o Shorts aparece para todas as pessoas, e não só para seus inscritos. 

Para aumentar ainda mais a conversão de toda essa visibilidade, é possível que a pessoa se inscreva no seu canal enquanto assiste ao Shorts, sem nem precisar sair do vídeo. 

Essa praticidade ajuda muito ao usuário não ficar com preguiça de deixar o conteúdo para entrar no canal para apenas se inscrever.

como criar o seu primeiro Shorts em 8 passos

Vem com a gente, que em apenas 8 passos você vai ver como é fácil começar a usar essa nova ferramenta.

  1. Abra o aplicativo do YouTube no seu celular, e não esqueça de conferir se a conta logada é no perfil que você deseja criar o Shorts.
  2. Clique no sinal de “+”, que fica localizado na parte inferior da tela.
  3. Se você desejar criar o vídeo direto da plataforma, basta selecionar a opção “Criar um Short”. Mas, caso já tenha o vídeo pronto, é só escolher a opção “Enviar um vídeo” para selecionar o vídeo em sua galeria. Depois, pule para o passo 6 do tutorial.
  4. Pressione o botão vermelho, localizado no meio da tela,e comece a gravar o seu vídeo.
  5. Você pode adicionar filtros e efeitos especiais ao vídeo, que ficam localizados na barra direita de ferramentas do app.
  6. Assim que o vídeo estiver pronto, basta fazer os ajustes necessários no áudio, texto e no que mais precisar.
  7. Selecione a opção “Próxima” para definir algumas informações do Short, como o título e o tipo de publicação.
  8. Pra finalizar, é só clicar em “Enviar Short” para que seu conteúdo seja postado.

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Espero que esse post tenha esclarecido suas dúvidas sobre o YouTube Shorts. Ainda tem alguma questão ou sugestões? Deixe aqui nos comentários! Vamos adorar te responder. 

Ah, e não deixe de nos seguir no Instagram, temos muitos outros conteúdos bacanas por lá!

Até a próxima,

Malu

 

 

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