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Como usar hashtag nas redes sociais e atrair mais audiência?

By 3 de março de 2023janeiro 31st, 2024Redes sociais
Imagem de capa. Fundo verde com o titulo do post: #hashtag: como usar nas suas redes pra atrair mais audiência?" e abaixo a frase: "clique pra descobrir!"

Quem vive nas redes sociais, assim como eu, sabe que as hashtags são indispensáveis pra atrair mais pessoas pro seu perfil, pra reunir registros de um assunto ou evento.

Por isso, é tão importante usá-las nas postagens da sua empresa. Desse jeito, você aumenta as chances de conseguir mais audiência e até mesmo de criar um tópico com o nome do seu negócio — o que é ótimo pra consciência de marca!

Aliás, esse é um assunto que já tratamos aqui no blog da 7! Pra conferir, é só clicar aqui e saber mais sobre o awareness e o que ele tem a ver com o marketing!

Mas, antes de tudo, vou te explicar r o que é uma hashtag. Não adianta chegar com um monte de dicas sem contextualizar você primeiro, não é? Bora lá! 😉

 

O que é uma hashtag?

Hashtag é o termo utilizado pra uma composição de palavra-chave. Na hashtag, sempre antes da palavra ou expressão, utilizamos uma cerquilha (#), conhecida como jogo da velha também. 😁

(Aposto que você não sabia o nome original. 👀)

Essas composições são transformadas em links que ligam os conteúdos sobre o mesmo assunto. 

No Twitter, por exemplo, as hashtags são ótimas pra localizar discussões e quem participou da conversa. No Instagram, se você quiser descobrir inspirações fotográficas, saber mais sobre um evento ou mesmo sobre uma celebridade, elas podem te ajudar!

As hashtags também servem pra relembrar momentos da nossa vida… Quem aí nunca  postou um #tbt no Instagram? Eu mesma sempre posto nos stories e no perfil. 🤳

O intuito da hashtag é reunir os conteúdos e perfis que fizeram/fazem parte de determinado assunto. Se você pesquisar #tbt, por exemplo, os posts com essa hashtag vão aparecer! Mas aí você se pergunta: onde é que elas entram na minha estratégia de marketing? 

Calma e vem comigo, que vou te mostrar como conquistar mais audiência através dela. Vamos começar? 

Já te adianto que o processo é bem simples — o segredo é saber como utilizar essa ferramenta. 😉

 

Como usar a hashtag?

Na introdução, vimos um spoiler de como usar esse recurso. Geralmente, colocamos uma hashtag no post pra fazer parte de uma discussão ou pra indexar o nosso conteúdo.

Por exemplo, quando uma série lança um episódio novo, os fãs se encontram e se conectam no Twitter e em outras redes, a partir do uso da hashtag. Nas redes sociais, muitas pessoas querem pertencer e/ou participar de uma discussão e a hashtag é um facilitador. 

Eu, como fã, amava ver o que os outros fãs de Game of Thrones comentavam sobre os episódios através de hashtags de fácil acesso. Só dava isso na minha timeline, era muito mais do que assistir a uma série, porque se tornou uma experiência fora da tela também. 

Aliás, no último episódio da série, foram mais de 800 mil tweets brasileiros falando sobre o assunto. Demais, né? 

Agora, imagina ficar procurando tweet por tweet ou seguidor por seguidor até encontrar alguém que comente e assista à série igual a você? 

Com as hashtags, basta clicar naquela do seu interesse pra ver memes, opiniões e comentários sobre aquele assunto — o que deixa a busca relativamente mais fácil!

Já no Instagram, a hashtag permite que os usuários juntem as suas postagens a determinados nichos. 

Por exemplo, digamos que você queira saber sobre marketing digital. Pesquisando #marketingdigital no Instagram, você vai encontrar uma série de postagens que falam sobre o tema, inclusive as nossas! 📸

Numa estratégia de marketing, é super importante saber usar hashtags. Dando um outro exemplo básico, se você tem uma empresa que vende câmeras analógicas e seus acessórios, vale a pena utilizar hashtags relacionadas a isso pra atrair leads que procuram por esses produtos.

Nesse caso, é bom colocar como hashtag o modelo da câmera e o tipo de filme, além de adicionar outras mais básicas como #câmeraanalógica, por exemplo. Mas, sempre fique ligado nas outras hashtags que contemplam o seu nicho. Olha só:

Além de usar a hashtag própria de sua empresa, o perfil colocou o modelo da câmera e termos que facilitam a busca do nicho em que ele atua.

 

Head tails X Long tails: qual é a melhor pra minha hashtag?

Como conversamos, é importante escolher uma hashtag pra facilitar a busca do seu nicho.

Pensando nisso, é sempre bom avaliar se um termo de cauda curta é melhor que um de cauda longa pra encaixar com o seu post! Bora descobrir que termos são esses?

👉Os termos de cauda curta (head tails) são formados por palavra-chaves mais genéricas e abrangentes. É uma boa escolha pra quem tá começando a pesquisar o tema. Pensa só: se eu quero saber mais sobre site, eu vou procurar a princípio pela tag #site. O único porém, é que esses termos são os mais simples, e costumam estar presentes em muitos posts que tem a ver com o assunto. Isso faz com que o seu post tenda a ficar meio perdido, sem um diferencial pra atrair o público.

👉Já os de cauda longa são mais específicos e são ótimos pra atrair um público mais qualificado. As chances de conversão são maiores porque a pesquisa vai se aprofundando. Voltando ao exemplo de alguém que quer conhecer mais sobre sites, essa é a hora de especificar mais os interesses da pesquisa, procurando por outros termos como #siteresponsivo ou #siteparaempresas. 

Pra te explicar melhor, vou deixar este print de um dos nossos posts no Instagram. Nele, achamos uma ótima estratégia: utilizar os dois tipos de termo nas nossas hashtags!

 

Nada melhor do que atrair tanto as pessoas que ainda não entendem muito sobre a importância quanto as pessoas que já entendem e buscam esse serviço! ✨

Depois de entender na prática, bora ver algumas dicas de usos da hashtag pra atrair mais audiência?

 

8 maneiras de usar a hashtag na sua estratégia de marca

Use um perfil público pra publicar

Perfis abertos são melhores pra alcançar mais audiência, sem dúvidas! 

No Twitter e no Instagram, só quem consegue ler os tweets e ver os posts de contas privadas são os seguidores aprovados pelo usuário. Nem precisa explicar que a conta pública é a melhor pra alcançar mais pessoas, né?😅

Afinal, de nada adianta dar mais visibilidade à sua postagem com uma hashtag se ela não puder ser vista pelo público de fora da sua bolha.

Dê preferência a palavras curtas

Por mais que existam exemplos de hashtags longas (com várias palavras), o ideal é que você utilize palavras ou expressões curtas e marcantes, pra que as pessoas lembrem da sua criação.

Quer um exemplo? Ao invés de #marketingdigitalparanegócios, você pode usar #marketingdigital e #negócios. Isso te permite alcançar um público ainda maior!

Escolha palavras que estejam de acordo com seu tema

Um exemplo super simples: não adianta usar a palavra #rosa se você quer falar da cor azul.

É muito importante que suas palavras estejam de acordo com o seu tema. Aliás, usar uma hashtag fora do assunto pode prejudicar seu desempenho e gerar spam nos feeds/discussões.

Verifique quais são as hashtags adequadas pra cada plataforma

O título já diz tudo. O que faz sucesso no Twitter nem sempre faz sucesso no Instagram. Então, esteja atento às tendências e se elas se aplicam a sua proposta.

Como comentei no exemplo das séries, no Twitter as discussões giram em torno do episódio que terminou e do próximo que vai ser lançado. 

Já no Instagram, as produtoras costumam colocar um destaque do episódio, o clímax de uma cena incrível, junto com os teasers dos próximos episódios.

Redes diferentes, estratégias diferentes!

Nada de conteúdo impróprio e/ou enganoso

As redes sociais têm filtros pros conteúdos impróprios. Usar linguagem imprópria é uma má ideia, viu? Não é de bom tom pros seus seguidores e pode banir seu perfil da plataforma. 🤯

Sobre o conteúdo enganoso, se o uso da hashtag tiver fins comerciais, como por exemplo, #criadocomadidas, deixe a ação bem clara pra não sofrer punições posteriormente. Lembre de sempre sinalizar que aquilo é uma #publi, combinado? Um bom exemplo é a campanha da Pabllo Vittar +  Adidas, olha só:

Isso evita problemas na rede e na legislação.

Não use (#) a cada palavra, nem muitas hashtags

O uso das hashtags só surte efeito quando feito de forma moderada. Se você utilizar muitas, as redes podem entender o conteúdo como spam e diminuir o seu engajamento. Além disso, as pessoas não costumam terminar de ler tantas hashtags, né? 

E como evitar isso? Não usando (#) a cada palavra ou frase digitada. Quando se usa hashtag assim, #em #cada #palavra, a ferramenta perde o propósito. Use hashtag apenas nos termos que fizerem sentido!

Seguindo essas dicas, é bem provável que seus posts atraiam mais pessoas e consigam um engajamento maior, o que contribui diretamente pro aumento de seguidores! 💪 

Veja se a hashtag já está banida da rede

Antes de publicar um post com determinada hashtag, vale a pena conferir se ela foi banida da rede. Assim, você evita que seu post também caia e seu perfil seja banido temporariamente sem você saber — o famoso shadowban.

Mas como saber se a # está banida?

Primeiro, vá no campo de pesquisas e selecione a opção tags. Digite a # que você quer procurar. Se ela estiver banida, uma mensagem no topo da página vai informar que as publicações recentes daquela # estão ocultas no momento.

Outra forma de descobrir é através do site metahashtags.com. Agora é só pesquisar e o site vai te dizer se ela está banida ou não.

Fique de olho nas hashtags do momento⠀

Vale a pena conferir o “Assuntos do momento” do Twitter e ver quais são os assuntos mais falados no Brasil e no mundo.

Um assunto bastante falado no Brasil no período de janeiro a maio, por exemplo, é o BBB. Sempre estão comentando sobre os participantes e o programa, que é um ótimo gancho pra produção de conteúdo.

Se você pensou que a trend é por causa da Lady Gaga, não passou nem perto! 😂

Esse print foi tirado no dia 9 de fevereiro e   era sobre a indicação do paredão que o Bruno Gaga, participante do BBB, recebeu do brother Gustavo. Foi o segundo assunto mais comentado do Brasil!

Não rola em todos os casos, mas se a # tiver a ver com sua marca, tá aí uma ótima oportunidade de atrair mais audiência! 

a 7mídias tem uma equipe de conteúdo estratégico esperando por você!

Depois dessas dicas, vai ficar muito mais fácil saber quais hashtags postar no seu post pra ele bombar! 

Mas, se você preferir a ajuda de um time profissional, a 7mídias tem o que você precisa! 😉

Nossa equipe de conteúdo estratégico tá sempre atenta às tendências pra alavancar o engajamento das suas redes sociais. Além disso, produzimos conteúdos específicos pra sua empresa com foco sempre na conversão.

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Espero que esse post tenha te ajudado a entender melhor como usar as hashtags. Se ainda ficou alguma dúvida ou se você tem uma sugestão, deixe aqui nos comentários que a gente te responde! 😊

Ah, e corre pra seguir a gente no Instagram, temos muitos outros conteúdos bacanas por lá!

Até a próxima,

Maria Rita

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