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Awareness: como utilizar as redes sociais a favor da sua empresa

By 20 de outubro de 2022junho 14th, 2023Empresas

Se você quer fazer sua empresa se destacar no mercado, este post é o ideal.

Hoje vamos conversar um pouco sobre o que é Awareness Marketing e como você pode aplicá-lo no seu empreendimento. 🌟

Para começar, queremos dizer que existe um grande potencial em utilizar as redes sociais para divulgação.

Mas, vale lembrar que você não é o único a saber dessa informação. Não basta só estar presente, sua empresa tem que ter presença! 🤩

O Awareness Marketing surge exatamente pela necessidade de elevar a notoriedade do seu negócio!

Você já imaginou que algum dia sua marca poderia ser sinônimo de uma classe de produtos. Ou referência em qualidade no lugar onde você vive?

Será que os criadores da Gillette, no início, imaginaram que a marca deles seria reconhecida em todo Brasil como um sinônimo para lâmina de barbear?

O Awareness é a consciência do público em relação à sua empresa, produtos ou serviços. É a maneira como as pessoas lembram da marca e fazem associações ao lembrarem dela.

Por que o Awareness é tão importante?

A partir da consciência de uma marca, é possível saber a forma como ela será promovida!

Na era das redes sociais, a atenção do público é disputada em meio ao bombardeamento de informações. A concorrência se torna cada dia mais forte e o público precisa notar a sua identidade em meio às concorrentes e ao mercado!

Se pergunte:

👉🏼 Como está a sua presença nas redes sociais?
👉🏾 Como a sua empresa é associada aos produtos que ela comercializa?

Quanto maior e melhor for a consciência da sua marca, mais valor ela terá no mercado.

Sendo assim, ela vai depender menos do preço, conveniência e outras características para sugerir aos consumidores comprarem seus produtos ou serviços.

O que nos leva a outro ponto: a sua empresa pode ser muito conhecida, mas se ela não tiver credibilidade, toda essa visibilidade se torna negativa para o seu negócio!

Por isso, entre os resultados visíveis que essa estratégia proporciona está a percepção do cliente com relação à confiabilidade da marca, produtos, serviços e soluções para resolver um problema.

O Awareness te insere em um espaço de atenção positivo para o seu negócio.

Awareness: aliado do Branding

O trabalho pensado, em torno do Awareness, pode ser difícil de mensurar e transformar uma empresa em única e especial na inconsciente dos consumidores não é nada fácil!

Mas eu estou aqui para te explicar como consegui-lo! 😉

O Awareness Marketing pede um bom trabalho de gestão de marcas e, um dos aliados é o Branding! 💪🏿

Essa dupla consegue medir a força e os resultados da gestão da sua marca!

Aliás, temos um texto explicando cada detalhe sobre isso. Caso você tenha curiosidade em saber como o Branding funciona, basta conferir no blog da 7mídias. 👀

3 passos para conquistar reconhecimento no mercado

Para a sua marca ser reconhecida, existem alguns passos que você deve colocar em prática para basear o seu trabalho! Vou te mostrar 3 deles, vamos lá?

1. Identidade

Sua marca precisa de uma identidade consistente.

Ela precisa se sobressair e contar a história do seu negócio transmitindo alguns valores pelos quais você preza, por exemplo, a lealdade, consciência e entusiasmo!

A identidade envolve elementos visuais e escritos e trabalha com a maneira de se expressar em espaços de divulgação. Por isso, faz parte dela:

  • Tipos de fontes
  • Paleta de cores utilizada nas divulgações
  • Logotipo e variações
  • Biblioteca de elementos gráficos
  • Tratamentos tipográficos
  • Os tipos de conteúdo que a marca produz

Aí você me pergunta: por que isso é tão importante?

Digamos que a sua clientela é vegana.

O veganismo, em sua maioria, não se trata apenas de evitar ingestão de alimentos de origem animal, mas, um conjunto de escolhas que determinam os hábitos de consumo daquela pessoa.

Dificilmente um vegano vai comprar produtos que envolvam a exploração de animais, como uma bota de couro ou produtos testados neles. Então, se a sua identidade revelar a empatia pela causa, provavelmente esse público será favorável ao seu negócio!

É importante lembrar que na tomada de decisão da compra, o status e as preferências de estilos de vida são aspectos considerados pelos clientes!

A identidade é responsável por causar o primeiro impacto ao ver uma publicação e perceber que ela se trata da sua empresa, mesmo que o logotipo não apareça!

2. Presença no mercado

Aqui vai à sugestão de promover parcerias ou patrocínios que atuem na divulgação da sua marca. Ganhar notoriedade no mercado através de empresas que tenham o mesmo viés que o seu é muito eficiente!

Você pode divulgar o seu empreendimento em feiras de negócios, lives nas redes sociais da empresa, e-mail marketing e outros. O importante é você se fazer presente e mais que isso, memorável.

Outra ação que pode funcionar é a divulgação através de influencers!

Basta lembrar do ano passado. Quando a sister Juliette Freire, do BBB21, venceu a prova do líder produzida pela Samsung e ganhou como prêmio o lançamento Galaxy Z Flip, horas depois da prova, o aparelho bateu recorde de vendas em todo o Brasil. 🏆

Claro que, nesse exemplo, isso representa uma escala maior do que estamos acostumados a ver. Mas, a empresa usou duas estratégias que citamos aqui: divulgou através de um meio midiático e usou influência de outra pessoa para apresentá-lo.

Quanto mais abrangentes forem os canais de comunicação que sua marca vai estar relacionada, melhor será a sua presença no mercado!

3. Posicionamento

A mensagem da sua marca precisa se sobressair, mas, até a comunicação chegar ao público, existem alguns ruídos no meio do caminho. Se o cliente ou lead não entenderem o seu posicionamento, eles podem perder a conexão com o seu negócio. Por isso, aqui você vai lidar com cada desafio que aparecer e propor soluções para resolver!

Nesta etapa, você pode mostrar o seu diferencial através de uma frase que o represente. Como é o exemplo de algumas empresas que são referência e expressam isso através dos bordões: “líder de mercado” ou “primeira a criar o produto”.

Você também pode utilizar a Automação de Marketing para a manutenção de relacionamento com o público. Estreitar a sua comunicação direcionando o conteúdo à necessidade do seu cliente, mostra empatia com a causa dele.

O seu posicionamento causa a percepção de que a empresa oferece mais do que o cliente precisa e vai além do que ele espera!

E para oferecer mais do que este post prometeu, vou te mostrar 3 benefícios do Awareness Marketing!

3 benefícios do trabalho de Awareness

1. Aumento de vendas 💸

Uma empresa que está na mente do público, atrai clientes e gera mais vendas em comparação às marcas com pouco destaque no mercado.

Imagine que você está numa praça de alimentação e lá existem duas pizzarias. Se na primeira não tiver ninguém na fila e na outra, a fila dobrar o quarteirão, dependendo da paciência que você tiver no dia (uma coisa importante 🤣) provavelmente você vai onde a maior parte de pessoas está, certo?

O mesmo acontece com o seu cliente. Ele geralmente confia no produto ou serviço quando ele já é conhecido e consumido por outras pessoas!

O cliente precisa ter o seu negócio como referência na sua área de atuação. Quando isso acontece, as pessoas têm mais confiança na qualidade do produto. Na hora da compra, os consumidores certamente darão preferência para você!

2. Indicações 🚀

Com o reconhecimento da sua marca, as indicações rapidamente se transformam em conversão para vendas.

Quantas vezes você já ficou em dúvida sobre levar ou não um produto para casa e decidiu comprá-lo porque alguém do seu ciclo social te indicou?

Sendo assim, outro benefício que podemos destacar do Awareness é o aumento do número de indicações por meio dos seus clientes.

3. Aumento do alcance da marca 📈

Se a sua consciência de marca chega a mais pessoas, a tendência do alcance é aumentar. Por isso, é importante ter presença de mercado tanto online quanto offline.

Você pode fazer isso através de:

  • Identificação do público alvo: com entrevistas e pesquisas sobre hábitos de consumo.
  • Inovações: propondo atividades que saiam da rotina e proporcionem novos conhecimentos.

a 7mídias trabalha com Awareness!

Quando falamos em imagem da marca, é preciso ficar atento a cada reação dos consumidores com a empresa, porque ela influencia na percepção de outras pessoas.

A nossa empresa incentiva, e muito, a união do Awareness e o Marketing Digital! Aqui criamos e promovemos conteúdos que transmitem a sua mensagem para o público com credibilidade.

Fazemos também o monitoramento de campanhas e analisamos os resultados reais da consciência de marca. 😄

conheça a 7mídias!

Sabemos que lidar com redes sociais, blogs, campanhas, entre outros, é muito trabalhoso, mas acreditamos que por meio desses canais é possível dialogar de forma eficiente com o público e entender o que ele pensa sobre a sua empresa!

A 7mídias é uma boutique de marketing digital que pensa em cada detalhe da comunicação de startups e pequenos negócios. Estamos focados na personalização e conversão para sua empresa. Faça um orçamento dos nossos produtos sem compromisso! 😉

siga no Instagram!

Até a próxima,
Ana Carol

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