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TikTok: minha empresa precisa estar nesta rede?

By 8 de fevereiro de 2022junho 12th, 2023Redes sociais

Na 7mídias sempre te aconselhamos a estar presente no máximo de redes sociais que puder — claro, desde que consiga alimentá-las —, e não seria diferente com o TikTok.

Aliás, você já deu uma olhada nos números dessa rede?

  • mais de 3 bilhões de downloads no mundo
  • está disponível em 141 países
  • o Brasil é o segundo país que mais utiliza o TikTok, ficando atrás apenas da China, criadora do app
  • 9 entre 10 usuários entram no aplicativo várias vezes ao dia

dados sobre o tiktok

O TikTok é o primeiro aplicativo a atingir a marca de 3 bilhões de instalações dentre os apps que não pertencem ao Facebook e que não são classificados como “jogo”.

Só no primeiro semestre de 2021 foram feitas 383 milhões de instalações pela primeira vez pelas plataformas do IOS e Play Store. 

De acordo com dados, 90% dos usuários do TikTok ao redor do mundo acessam o aplicativo diariamente e, grande parte deles, várias vezes no mesmo dia.

Okay, but… o que é (exatamente) o TikTok?

Uma plataforma de vídeos curtos! 📱

A mecânica é super fácil. Você grava vídeos, edita com efeitos e textos, adiciona uma música e… pronto! Olha só:

Se você tem familiaridade com o Instagram, já deve conhecer os reels! Então, os reels têm a usabilidade parecidíssima com a do TikTok.

Essa ferramenta é a tentativa do Instagram de não perder os usuários para a “rede vizinha”. 

👉  “Rede vizinha” é como os usuários do Instagram se referem ao TikTok na plataforma porque existem suspeitas de que usar o termo pode comprometer o engajamento da postagem na rede.

TikTok é geração Z 

Isso significa que os conteúdos produzidos pra essa rede são bem específicos porque demandam um formato inédito de interações e mudanças na linguagem.

Não é uma tarefa fácil, mas, encontrando uma boa estratégia, os resultados serão surpreendentes. 

Certo, mas e se o meu público não estiver ali, vale investir?

Essa resposta demanda uma análise minuciosa pensando não só no presente, mas também no futuro da rede já que, apesar do crescimento vertiginoso, é um app muito recente. 

No site do TikTok, a empresa se apresenta como receptiva a todos os públicos.

Há algo aqui para toda a família – se você está procurando alcançar a Geração Z, a Geração Y, pais ou avós, todas as idades se reúnem aqui para se divertir – e inúmeras subculturas se reúnem aqui para compartilhar suas últimas descobertas.

– TikTok for Business

E a tendência é que esse público só aumente. Quanto mais popularidade o app ganhar, mais as pessoas terão curiosidade para criarem suas contas na rede.

☝️ Nesse caso, sim, vale investir na desde já! Começar a se estruturar no TikTok para receber o público com um perfil forte e preparado é muito importante!

Então, bora de dicas pra saber como fazer isso?

3 dicas para produzir conteúdo de marca no TikTok

#1 Promova novos aprendizados para o público

No TikTok tem espaço pra tudo porque é muito leve consumir conteúdos na rede.

Curiosidades, futebol, dancinhas, desafios e dicas. Em alguns minutos você pode aprender muitas coisas novas.

Nesse caso, uma boa dica pra divulgar a sua empresa de maneira sutil é ensinar ao público dicas e curiosidades interessantes sobre o seu nicho.

Como nesse exemplo super maneiro do analista financeiro Victor Savioli.

 

Ele tem 28 anos e era analista de crédito da gestora do banco de investimentos americano JPMorgan.

Em dois meses respondendo dúvidas sobre investimentos no TikTok, Victor já alcançou a marca de 160.7 mil seguidores, enquanto no Instagram tem apenas 7,5 mil.

#2 Faça parceria com influenciadores

Essa é uma excelente estratégia que, além de dar muita visibilidade à sua marca, poupa o seu tempo de planejar e produzir conteúdo porque os influenciadores farão isso por você.

 

Bem como no exemplo acima, o único trabalho da Magalu foi compartilhar a publicação da @leticiafgomes.

Existem muitos formatos pra estabelecer parcerias, mas o interessante é que você escolha o influenciador que melhor corresponde ao perfil da sua empresa.

No exemplo da Magalu eles optaram por um desafio, mas olha esse outro exemplo do @diegodiego:

 

#3 Configure um perfil comercial no TikTok

O TikTok também oferece a opção de contas comerciais!

Nessa configuração é possível acessar as métricas de desempenho, os insights da audiência e as ferramentas de criação.

De acordo com a plataforma, esses instrumentos possibilitam que “as empresas pensem como profissionais de marketing e ajam como criadoras de conteúdo”.


Anuncie no TikTok

Além disso, é possível criar campanhas na plataforma!

O Ads Manager do TikTok também oferece ferramentas fáceis de utilizar para criar e gerenciar anúncios. Então é só escolher o seu objetivo, selecionar o seu público, definir um orçamento, criar o seu anúncio e acompanhar as métricas alcançadas. 💪

7mídias é o olhar pro futuro!

Por aqui estamos sempre de olho nas tendências do marketing e queremos trazer você com a gente!

A melhor estratégia de marketing sempre começa com conhecimento do terreno e um bom planejamento.

Então, quer uma dica? Antes de pensar em como sua empresa pode atuar na rede, baixe o app e estude suas funcionalidades e os conteúdos produzidos por lá.

E, claro, entre em contato com a gente porque a 7mídias te ajuda a definir as melhores estratégias para as suas redes. 🌟

Agende uma conversa sem compromisso!

Esperamos que este artigo tenha ajudado você!

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Um beijo e até a próxima,

Gabi

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