Na 7mídias sempre te aconselhamos a estar presente no máximo de redes sociais que puder — claro, desde que consiga alimentá-las —, e não seria diferente com o TikTok.
Aliás, você já deu uma olhada nos números dessa rede?
- mais de 3 bilhões de downloads no mundo
- está disponível em 141 países
- o Brasil é o segundo país que mais utiliza o TikTok, ficando atrás apenas da China, criadora do app
- 9 entre 10 usuários entram no aplicativo várias vezes ao dia
O TikTok é o primeiro aplicativo a atingir a marca de 3 bilhões de instalações dentre os apps que não pertencem ao Facebook e que não são classificados como “jogo”. Só no primeiro semestre de 2021 foram feitas 383 milhões de instalações pela primeira vez pelas plataformas do IOS e Play Store. De acordo com dados, 90% dos usuários do TikTok ao redor do mundo acessam o aplicativo diariamente e, grande parte deles, várias vezes no mesmo dia. Uma plataforma de vídeos curtos! 📱 A mecânica é super fácil. Você grava vídeos, edita com efeitos e textos, adiciona uma música e… pronto! Olha só:
Se você tem familiaridade com o Instagram, já deve conhecer os reels! Então, os reels têm a usabilidade parecidíssima com a do TikTok. Essa ferramenta é a tentativa do Instagram de não perder os usuários para a “rede vizinha”. 👉 “Rede vizinha” é como os usuários do Instagram se referem ao TikTok na plataforma porque existem suspeitas de que usar o termo pode comprometer o engajamento da postagem na rede. Isso significa que os conteúdos produzidos pra essa rede são bem específicos porque demandam um formato inédito de interações e mudanças na linguagem. Não é uma tarefa fácil, mas, encontrando uma boa estratégia, os resultados serão surpreendentes. Certo, mas e se o meu público não estiver ali, vale investir? Essa resposta demanda uma análise minuciosa pensando não só no presente, mas também no futuro da rede já que, apesar do crescimento vertiginoso, é um app muito recente. No site do TikTok, a empresa se apresenta como receptiva a todos os públicos.
Há algo aqui para toda a família – se você está procurando alcançar a Geração Z, a Geração Y, pais ou avós, todas as idades se reúnem aqui para se divertir – e inúmeras subculturas se reúnem aqui para compartilhar suas últimas descobertas. – TikTok for Business
E a tendência é que esse público só aumente. Quanto mais popularidade o app ganhar, mais as pessoas terão curiosidade para criarem suas contas na rede. ☝️ Nesse caso, sim, vale investir na desde já! Começar a se estruturar no TikTok para receber o público com um perfil forte e preparado é muito importante! Então, bora de dicas pra saber como fazer isso? No TikTok tem espaço pra tudo porque é muito leve consumir conteúdos na rede. Curiosidades, futebol, dancinhas, desafios e dicas. Em alguns minutos você pode aprender muitas coisas novas. Nesse caso, uma boa dica pra divulgar a sua empresa de maneira sutil é ensinar ao público dicas e curiosidades interessantes sobre o seu nicho. Como nesse exemplo super maneiro do analista financeiro Victor Savioli.
Ele tem 28 anos e era analista de crédito da gestora do banco de investimentos americano JPMorgan. Em dois meses respondendo dúvidas sobre investimentos no TikTok, Victor já alcançou a marca de 160.7 mil seguidores, enquanto no Instagram tem apenas 7,5 mil. Essa é uma excelente estratégia que, além de dar muita visibilidade à sua marca, poupa o seu tempo de planejar e produzir conteúdo porque os influenciadores farão isso por você.
Bem como no exemplo acima, o único trabalho da Magalu foi compartilhar a publicação da @leticiafgomes. Existem muitos formatos pra estabelecer parcerias, mas o interessante é que você escolha o influenciador que melhor corresponde ao perfil da sua empresa. No exemplo da Magalu eles optaram por um desafio, mas olha esse outro exemplo do @diegodiego:
O TikTok também oferece a opção de contas comerciais! Nessa configuração é possível acessar as métricas de desempenho, os insights da audiência e as ferramentas de criação. De acordo com a plataforma, esses instrumentos possibilitam que “as empresas pensem como profissionais de marketing e ajam como criadoras de conteúdo”. Além disso, é possível criar campanhas na plataforma! O Ads Manager do TikTok também oferece ferramentas fáceis de utilizar para criar e gerenciar anúncios. Então é só escolher o seu objetivo, selecionar o seu público, definir um orçamento, criar o seu anúncio e acompanhar as métricas alcançadas. 💪 Por aqui estamos sempre de olho nas tendências do marketing e queremos trazer você com a gente! A melhor estratégia de marketing sempre começa com conhecimento do terreno e um bom planejamento. Então, quer uma dica? Antes de pensar em como sua empresa pode atuar na rede, baixe o app e estude suas funcionalidades e os conteúdos produzidos por lá. E, claro, entre em contato com a gente porque a 7mídias te ajuda a definir as melhores estratégias para as suas redes. 🌟 Agende uma conversa sem compromisso! Esperamos que este artigo tenha ajudado você! Siga nossas redes pra estar sempre por dentro do que acontece na 7mídias. Um beijo e até a próxima, GabiOkay, but… o que é (exatamente) o TikTok?
TikTok é geração Z
3 dicas para produzir conteúdo de marca no TikTok
#1 Promova novos aprendizados para o público
#2 Faça parceria com influenciadores
#3 Configure um perfil comercial no TikTok
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