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Truques pra Instagram: 5 dicas pra melhorar seu desempenho

By 22 de junho de 2020março 10th, 2021Redes sociais
truques do instagram: dicas para um bom desempenho

Como toda boa rede social, o Instagram também tem seus truques! 

E, se você está aqui, é porque quer entender um pouco melhor sobre como ter um bom desempenho com o seu perfil, né?

Então você veio ao lugar certo: somos uma agência de marketing digital especializada em fazer as suas redes sociais terem um bom resultado. ⭐

Como estamos mergulhados nesse universo e sempre descobrindo coisas novas sobre as redes, decidimos dividir com vocês alguns truques bem úteis pro seu perfil no Instagram.

São cuidados que fazem toooda a diferença no resultado.

Você vai aprender: 

  • A melhor forma de salvar a imagem para não comprometer a qualidade do post
  • Dicas gerais sobre stories
  • O bom uso das hashtags
  • Como organizar o visual do feed
  • Truques pra mandar bem nas legendas

Se interessou? Então vem com a gente!

truques: qualidade é tudo, amigos!

Antes de mais nada, precisamos deixar claro aqui que de nada adianta um feed maravilhoso se no fim as postagens vão sair com o texto borrado e a qualidade ruim. 😥

Mas, infelizmente, esse é um problema pelo qual todos nós acabamos passando.

O que acontece é que o Instagram recebe milhões de fotos por dia pra renderizar, tratar e armazenar no seu sistema sem que isso afete no bom uso do aplicativo. 

Sabemos bem o quanto as imagens ocupam espaço na memória dos nossos computadores e celulares! Agora imagine isso multiplicado por milhões todos os dias. 😱

Então, o Instagram arrumou uma solução pra que elas ocupem o menor espaço possível no servidor: eles utilizam algoritmos pra comprimir e diminuir um pouquinho resolução dessas imagens pra fiquem mais leves. 

Tudo o que nós precisamos fazer é ajudar esse algoritmo a trabalhar! ⭐

Infelizmente, postar uma foto com uma resolução incrível não resolve os nossos problemas, até porque, quanto maior for a resolução da sua imagem, mais bruta será a compressão que a plataforma irá aplicar para deixá-la mais leve.

então, como fazer?

Sempre que puder, opte por usar imagens no formato .png, já elas costumam ter melhor desempenho do que no formato .jpg. 

No caso de fotos que precisam de tratamento, prefira os programa de edição pelo computador, como o Adobe Lightroom, por exemplo, e opte pelas configurações em que a imagem seja salva com a qualidade 75. 

Especialistas já fizeram vários testes e comprovaram que salvar uma imagem em torno de 75 de qualidade é praticamente a mesma coisa do que salvá-la em qualidade 100, a única diferença é que o arquivo fica até 5 vezes mais leve. 🧐

bob esponja levantando peso, truques para deixar a imagem mais leve

#Dica7mídias:

Se for o caso de você precisar trabalhar essa imagem pelo celular, o Adobe Lightroom é um aplicativo profissional que está disponível gratuitamente tanto pra Android quanto pra iOS! 😉

Só evite que essas imagens passem por muitos aplicativos no seu Smartphone. Cada vez isso acontece, elas são mais comprimidas e perdem ainda mais qualidade.

Ah, e em hipótese nenhuma encaminhe fotos e vídeos pelo WhatsApp pra serem publicados posteriormente. Esse aplicativo reduz —  e muito — a resolução da imagem.

truques: o tamanho certo para cada imagem no instagram. Perfil: 720px x 720px, Feed quadrada: 1080px x 1080px, Feed horizontal: 1080px x 566px, feed vertical: 1080px x 1350. Stories: 1080px x 1920px

No momento da postagem, faça isso de preferência através de uma rede Wi-Fi. Quando postamos através das redes 3G e 4G, por não terem uma boa conexão aqui no Brasil, o Instagram acaba aplicando uma compressão muito forte nas imagens para que não demorem a ser postadas.

No mais, um bom jeito de garantir que a sua imagem tenha uma boa qualidade é utilizar a câmera do próprio app, já padronizada nas configurações ideais. Isso funciona tanto para imagens de feed, quanto para os stories, nosso próximo tópico. 👇

truques: aposte nos stories

Uma forma fácil de aproximar o seu público. 😍

Os stories são aquelas imagens que postamos e que somem 24h depois. É um canal onde podemos mostrar o nosso dia a dia de uma forma divertida e sem afetar o planejamento do feed.

O Instagram Stories é um lugar de bastidores, onde as pessoas expõem suas rotinas, falam sobre como se sentem, fazem brincadeiras e interagem umas com as outras. 

A ferramenta é ainda mais interativa por disponibilizar uma série de stickers e outras possibilidades de interação, como enquetes, quizzes, perguntas e respostas.

Tenha em mente que o story é uma maneira criativa de apresentar a sua empresa! Então confira alguns truques:

1- Mostre momentos do seu dia sem filtros

Um estudo encomendado pelo Facebook mostrou que as pessoas se mostravam mais dispostas a visualizar os stories que continham conteúdos ao vivo e sem filtro.

2- Compartilhe depoimentos de clientes

Phillip Kotler, conhecido como o Pai do Marketing, já dizia que “a melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”, então por que não aproveitar esse canal para divulgar seus feedbacks positivos? 

3 – Conte histórias

Nada melhor pra prender a nossa atenção do que uma boa história.

Conte de forma divertida como você começou, qual a sua missão, os desafios que precisou superar ou um caso curioso que mostre a personalidade do negócio. 

4 – Apresente seus produtos e serviços.

No estudo encomendado pelo Facebook, a metade dos entrevistados disse que procurou um produto ou serviço nos sites depois de ver um story. Opa! Taí um bom canal para apresentar seus produtos, lançar novidades e anunciar promos. 🚨

5 – Compartilhe tutoriais

É uma boa forma de conversar com potenciais clientes e ainda destacar sua especialização no setor.

Como falamos no post anterior sobre conteúdo, se comportar nas redes sociais como um especialista no nicho te ajuda a passar mais confiança ao público, aos poucos ele irá tê-lo como referência na área.

Barack Obama fazendo uma selfie

No caso de vídeos para stories, a melhor forma de gravá-los é dentro da própria plataforma. 

Primeiro pra garantir a qualidade da imagem, como já falamos no primeiro truque, e depois porque, quando gravamos fora da plataforma, podemos encontrar problemas no upload.

Em alguns casos de upload de vídeo da galeria para os stories, o Instagram acaba cortando o finalzinho do vídeo sem que a gente perceba, portanto, fique ligado. 🧐

👉 No mais, galera, abusem e usem da criatividade!

Existem muitas formas de interagir com os seus seguidores pelos stories, são milhares de gifs, stickers e emojis a nossa disposição.

Ah, e pra gente finalizar essa sessão, um último truque que pode ser interessante: use a localização nos seus stories. Fazendo isso existe a possibilidade de você aparecer também nos stories locais para as pessoas próximas que não te seguem.

E, como sabemos, quanto mais visibilidade tivermos, melhor! 😎

Bora pro próximo?

Truques: #hashtags

Todo mundo usa, mas, afinal, para quê servem? 

A principal função das tags é separar os conteúdos da web por categorias.

Esses símbolos tão famosos costumam ser banalizados pelo mau uso, mas quando usados estrategicamente são muito úteis para dar mais visibilidade ao post.

Segundo a RockContent, as hashtags podem aumentar o engajamento de uma publicação em até 12,6%. 🧐

Elas permitem que os usuários pesquisem e descubram posts de um determinado assunto.

No Instagram podemos utilizar até 30 hashtags por post, mas não são necessárias tantas, use apenas o essencial. 

Usar muitas hashtags, além de tornar a publicação cansativa, pode fazer com que as pessoas achem que você está desesperado por seguidores — o que não é legal –, ou até que te vejam como um spammer, portanto, segura aí. 

Além disso, usar tantas hashtags pode acabar fazendo com que você se desvie do assunto. Nas hashtags pense no que quer dizer com as imagens que está compartilhando. 

#Dica7mídias:

Um bom truque, se você tem um perfil comercial, é criar uma hashtag com o nome da sua empresa. Dessa forma, quando uma pessoa procurar por ela na rede, encontrará suas postagens. 

E mais uma coisa: a gente sabe que usar termos em inglês pode parecer muito mais cool, mas, dependendo da sua postagem, não é nada estratégico, a menos que ela realmente tenha potencial para ser veiculada internacionalmente. Pense nisso! 💡

mas quantas hashtags usar?

Segundo estudo da SocialFresh, é recomendado usar no máximo 10 hashtags por postagem. Se a sua empresa tem menos de mil seguidores na rede, uma outra pesquisa da TrackMaven recomenda somente de 4 e 5 hashtags.

Truques: Como organizar o visual do feed

Nada como um feed organizadinho que dê gosto de ver, não é?

Postar fotos aleatórias que não tenham coesão entre si não faz muito sentido quando olhamos para o feed completo.

Esse é um detalhe importante tanto pra perfis pessoais, quanto — e  principalmente — pra perfis corporativos.

Lembre-se que a conta do Instagram de uma empresa é uma parte importante dela porque funciona como uma vitrine para mostrar às pessoas quem ela é.

O ideal é que, quando alguém entre no seu perfil, veja posts harmônicos e se sinta confortável por estar lá.

O feed tanto pode ajudar o seu potencial cliente a fechar um negócio quanto pode fazê-lo desistir. Portanto, capriche! 😉

👉  Quem nunca ouviu o famoso: “completando a fileirinha”? 🤭

Pois é, pense sempre estrategicamente no seu feed e complete a fileirinha! Mas pra isso, é claro, também têm truques!

apps de organização

Sabia da existência deles? Pois bem, existem apps que nos ajudam nesse processo e são maneiras simples de organizar nossas fotos de modo que fiquem mais harmônicas quando vistas em conjunto. 

Por isso, aqui vão dois apps que podem te ajudar:

  • Unum

App básico e grátis disponível para Android e iOS. 

Ele simula os espaços do perfil pra que você inclua as suas fotos e veja como ficaria no feed. 

Dele mesmo você pode postar as fotos e ainda ver as estatísticas do seu perfil.

  • Preview

Um pouco mais completo que o anterior e também disponível para Android e iOS. 

Além dos recursos que o Unum disponibiliza, o Preview também disponibiliza alguns filtros do Instagram e permite o repost de fotos. 

Outros recursos interessantes do app são a possibilidade de agendar posts e de permitir que outras pessoas da sua equipe o acessem sua conta sem precisar compartilhar a senha com elas.

A única limitação é que esse é um app pago, portanto apenas algumas dessas funções estão disponíveis na versão gratuita. De todo modo, vale a pena conferir! 

outros truques para planejar:

Outra forma de garantir que o seu feed ficará harmônico é trabalhar com ferramentas que te permitam criar o seu próprio layout, como o Photoshop, por exemplo.

Existem diversas formas de compor um feed em que as peças conversem entre si.

Olha só esses exemplos:

Quer ter um feed lindo assim? Fala com a gente

Enfim, são muitas possibilidades, mas lembre-se sempre que um bom feed deve estar aliado à boas legendas (nosso próximo tópico!)

Truques: Capriche nas legendas!

Nunca subestime o poder das legendas! Elas, quando bem feitas, podem envolver, inspirar, motivar o leitor a interagir com suas postagens e até consumir seu produto/ serviço.

Nas legendas você pode contar uma história, descrever um produto, fazer tutoriais, enfim, você deve explorar o máximo de possibilidades pra deixar o seu feed mais interativo e dinâmico.

 👉  Mas nunca se esqueça: mantenha um tom consistente!

As legendas do seu perfil devem sempre refletir a sua personalidade.

Menina colocando óculos escuro

Quer saber como construir boas legendas em vias práticas? Aqui vão alguns truques:

1- Conte uma história 

O que você fez pra chegar até aqui, ou quem sabe a história de um produto ou serviço ou histórias com clientes. Quem não ama uma boa história inspiradora? 😢

2 – Seja breve

As pessoas estão cada vez mais ansiosas, ou seja, é cada vez mais difícil captar a atenção do público. Portanto, principalmente se for um comunicado importante que precisa ser lido, coloque-o no início da legenda.

3 – Pense em uma frase chamativa pro início

Como no tópico anterior, reforçamos, são milhares de fotos por dia passando na nossa timeline e poucos segundos pra você captar a atenção do seu leitor (e fazer ele se interessar pelo post!) Escreva uma frase chamativa que possa ser inteiramente lida em 125 caracteres sem que as pessoas precisem clicar em “mais” para ler o restante.

4 – Use emojis

Eles deixam o texto mais leve e ajudam na dinâmica da leitura por serem visualmente agradáveis. Mas não exagere!

5 – Faça perguntas

Isso estimula o público a comentar no seu post e gera engajamento! 🌟

6 – Chame seu público pra ações

Outra bela forma de gerar engajamento! Quem nunca marcou um amigo em publicações como “marque um amigo que faria isso com você”? Parece bobagem, mas é um bom truque pra trazer mais visualizações a sua página! 😉

siga esses truques e mande bem no Instagram

Bom, essas são só algumas dicas que podem ajudar a melhorar o desempenho da sua página.

Aqui na 7mídias estamos sempre estudando novas formas de fazer com que os nossos clientes tenham um feed lindo e que dê resultados. 

Cuidamos de tudo, do início ao fim, para que você tenha uma página profissional sem precisar se preocupar com nada!

quero entrar pro time!

Oferecemos um serviço personalizado que reflita exatamente o que a sua marca é, tudo isso em um atendimento super atencioso da nossa equipe! 💛

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você! Caso tenha alguma dúvida ou sugestão:

escreve pra gente!


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Até a próxima, pessoal! 🌻

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