fbpx Skip to main content
0

Redes Sociais: a sua empresa precisa estar em todas?

By 10 de junho de 2020agosto 17th, 2020Redes sociais
ideias: a sua empresa precisa estar em todas as redes sociais?

Vamos falar sobre redes sociais?!

Esse é um assunto muito relevante, mas que ainda precisa de muitos esclarecimentos!

👉  Você já parou pra pensar que a sua empresa pode não estar tendo bons resultados na internet, não por estar errando no conteúdo, mas estar investindo na rede social errada?

expressão: será?

Pois é! Nem sempre estar online na rede social mais badalada do momento é sinônimo de sucesso. Isso porque cada empresa tem as suas peculiaridades e o que funciona pra uma não necessariamente irá funcionar pra outra. 

Precisamos ser um pouco mais estratégicos levando em consideração o que somos, o que vendemos e pra quem vendemos — e esse último tópico talvez seja o mais importante!

É claro que estar online e visível é sempre bom, mas o mais importante é estarmos onde o nosso público está!

Vamos entender um pouco mais sobre isso? 

Estão prontos pra mais um tantão de conteúdo legal pra sua empresa? Vem com a gente!

os tipos de redes sociais

Antes de tudo, vamos começar fazendo uma divisão super importante. Você conhece os diferentes tipos de redes sociais que existem?

Bem, diferente do que muitas pessoas pensam, o mundo não se resume somente a Facebook, WhatsApp, Youtube e Instagram.

Existem mu[…]uitas outras redes sociais com os mais diversos fins! Tudo o que a gente precisa é conhecer cada uma delas para saber onde a nossa empresa se sairá melhor.

Podemos dividi-las em 4 tipos: as redes sociais de relacionamento, as de entretenimento, as profissionais e as redes sociais de nicho. 💡

redes sociais de relacionamento

São as mais utilizadas! 🧐

Como o próprio nome já diz, são as que têm como principal objetivo aproximar as pessoas e estreitar os laços entre elas. 

nº 1 do mundo! O Facebook ainda é a rede social mais usada para isso, com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês.

redes sociais de entretenimento

Essas já são mais voltadas pra divulgação de conteúdos — mas isso não significa que elas não possam também gerar relacionamento. 

O grande exemplo que nós temos é o YouTube. Lá encontramos vídeos dos mais diversos gêneros, e nesses vídeos podemos acessar comentários de pessoas com interesses parecidos com os nossos, interagir com elas e, com isso, gerar relacionamento.

redes sociais profissionais

Em poucas palavras, ambientes voltados pra empresas e profissionais falarem sobre o seu trabalho. 

Eu aposto que você lembrou do LinkedIn, não é? E acertou!

Essa é uma rede pra disponibilizar currículos, vagas de emprego, publicar artigos e novidades da área. Enfim, cuidar da vida profissional.

Mas, observe, isso não exclui o relacionamento entre as pessoas e muito menos a produção de conteúdo.

redes sociais de nicho

Essas são as redes que abordam um assunto específico e reúnem pessoas que se interessam pelo tema. 

Bons exemplos são redes como o TripAdvisor, sobre viagens, ou o Pip, sobre culinária.

São redes segmentadas que abordam um tema interessante a determinado público e que, portanto, podem não ter o mesmo contingente de pessoas como o Facebook, por exemplo, mas com certeza reúnem o seu público-alvo. 💡

a sua empresa está nas redes sociais certas?

👉  Que a presença online da minha empresa é importante todo mundo já sabe, mas qual rede social é mais interessante pro meu negócio? Devo investir em todas? 

Não!

rodo com cara triste

Primeiro você deve optar por aquela que seja mais relevante pro seu negócio. Ela será o seu carro-chefe.

Depois, escolha uma ou duas redes secundárias que também sejam importantes pra sua empresa.

É claro que, quanto mais redes você tiver, maior é a chance de ser notado pelo público, mas tenha em vista a realidade da sua empresa, cuidando pra nunca dar um passo maior do que as pernas.

Lembre-se de que você deverá alimentar todas elas com conteúdos coerentes e relevantes — como vimos no post anterior sobre conteúdo!

(🤫  Mas a gente pode te ajudar com isso, saiba como!)

Portanto, quanto mais redes tiver que cuidar, mais difícil será de fazer um bom trabalho em todas.

Então, em qual investir?

conhecendo melhor algumas delas

Antes de escolher uma, é importante que você conheça minimamente as mais interessantes. 

Então vamos a um pequeno tour pelas principais redes sociais, entendendo melhor os pontos fortes e fracos de cada uma.

Redes sociais: facebook

Facebook

Vamos começar com o bom e velho Facebook que, como já falamos aqui, ainda é a maior rede do mundo com mais de 2 bilhões de usuários ativos. 

Um dos principais pontos positivos da rede, com certeza, é ter mais de dois milhões de usuários. Pra nós, empresas, isso é sinônimo de visibilidade. 🌟

Mas esse mesmo fator acaba gerando um efeito negativo na rede: a concorrência por atenção. Ao mesmo tempo em que a maioria das pessoas está conectadas, quase todas as empresas também estão.

Mas nada que um bom conteúdo relevante e inovador não ajude, não é?

E a 7mídias está aqui pra isso!

Além disso, o Facebook pode ser uma boa escolha pra sua empresa porque reúne muitos compradores nos famosos grupos de venda — é sempre bom ficar de olho neles.

A plataforma ainda tem integrações interessantes pra páginas de empresas. Você pode vincular um outro canal de comunicação por um botão na página ou disponibilizar ali mesmo o seu catálogo de produtos.

Dali o seu cliente pode também baixar o seu aplicativo e até mesmo realizar uma compra. 

Ah, e sem falar dos algoritmos que aproximam perfis e páginas que se interessam por determinado tema. Uma ótima chance de dar match! 💜

Pra fechar, reúne um Gerenciador de anúncios bastante completo que permite campanhas geolocalizadas ali dentro e mesmo no próprio Instagram — nosso próximo assunto aqui no post 🙂

 

Redes sociais: Instagram

Instagram

Não poderíamos deixar de lado essa rede social que tem crescido muito nos últimos anos. O Instagram tem investido bastante em melhorar a experiência do usuário.

É a maior rede com foco no conteúdo visual — e sabemos o quanto as imagens têm poder de atrair os olhares e a atenção. Por isso, é uma rede que pode ser bem interessante pra determinadas empresas. 

São mais de 800 milhões de usuários nessa rede que, atualmente, é a que mais engaja. Mas, assim como o Facebook, um dos problemas é a concorrência. 

Por receberem tantas pessoas e empresas, é super importante que o seu conteúdo se destaque dos demais. 

 👉  Leia mais sobre isso no nosso último post: conteúdo, a peça chave do seu instagram

O Instagram também conta com algoritmos que fazem com que o usuário encontre o que mais deseja em primeiro lugar, ou seja, seus amigos mais próximos e suas empresas preferidas.

Pelo crescente número de empresas na rede, o Instagram vêm desenvolvendo muitas ferramentas úteis para facilitar o engajamento, a visibilidade e a venda.

Tanto que até desenvolveu uma vertente totalmente voltada para os negócios, o Instagram for Business!

Mas se engana quem pensa que o Instagram é super necessário pra todos. Imagina só se você não vende um produto que te permita um visual bacana? Entrar em uma rede social que prioriza o conteúdo visual talvez não seja a melhor opção, né?

Então é válido buscar outras alternativas. Vamos à próxima!

Redes sociais: Youtube

YouTube

Chegou a hora de falar da segunda rede social mais usada no mundo! E a primeira mais usada no Brasil (sim, o YouTube já ultrapassou o Facebook aqui).

São mais de 1,3 bilhões de usuários e mais de 5 bilhões de vídeos assistidos diariamente no YoutTbe.

E, ao que tudo indica, esses números continuarão crescendo nos próximos anos. 

É só olharmos para os influenciadores digitais pra entendermos a força que essa rede tem. Existem pessoas que vivem dos lucros gerados pelos seus vídeos na rede.

uhmm, e ainda por cima é uma forma de aumentar a sua receita!

reação: interessante

A plataforma permite que você tenha um canal, obtenha seguidores e que eles recebam uma notificação toda vez que você publicar um conteúdo.

Uma das grandes vantagens da rede é que ela te ajuda a se tornar uma autoridade em determinado assunto. Por isso, é tão utilizada pelas empresas para gravar séries de conteúdo sobre o seu nicho.

Se as pessoas gostarem do conteúdo, toda vez que quiserem saber algo sobre o tema, vão visitar o seu canal. 🌟

Além do que, os conteúdos audiovisuais são muito mais poderosos do que textos e imagens!

Fica a dica! 😉

Redes sociais: Twitter

Twitter

Poderíamos dizer que o Twitter é uma rede social de posicionamento.

Apesar de apresentar certo declínio ultimamente, a rede tem mais de 300 milhões de usuários. 

O Twitter é muito frequentemente é usado como palco de debates políticos, mas também é um canal para compartilhar rotinas, opiniões e tem bastante espaço para humor.

👉  Mas onde a minha empresa se encaixa nisso? 🤔

Bem, como dissemos, é uma rede social de posicionamento, útil principalmente para grandes empresas expressarem suas posições em assuntos polêmicos — e, acredite, isso é muito importante! 

Além disso, é um canal onde sua empresa pode conhecer mais de perto o seu público e a sua rotina, entendendo o que é relevante para eles.

Ah, essa é uma das redes sociais que também tem se esforçado para melhorar a experiência das empresas no uso da plataforma. Conheça mais sobre o Twitter for Business.

Redes sociais: LinkedIn

LinkedIn

É uma das redes sociais mais completas para falar sobre o mundo dos negócios.

Originalmente foi criado para divulgação de currículos profissionais e conexão com empresas, mas hoje o LinkedIn já é usado por muitas empresas até para alavancar as vendas!

É uma boa ferramenta principalmente se a sua empresa tem o formato B2B — Business to business —, já que lá você vai estar onde as empresas estão.

O problema dessa rede é que ela tem muitas peculiaridades de uso que podem comprometer a visibilidade do perfil quando usadas incorretamente.

Sobre isso, aqui mesmo no Blog você encontra um artigo com muitos insights e truques sobre o LinkedIn. Leia aqui! 😉

Redes sociais: WhatsApp

WhatsApp

E porque não falar do nosso querido WhatsApp? Aquele que está na mão de todos nós durante várias horas do dia?

Podemos dizer que o WhatsApp, pelo seu caráter pessoal, tem um grande poder de aproximar o seu cliente da sua empresa. 

Outra grande vantagem é a praticidade: é um canal muito simples de comunicação entre vendedor e comprador. 

Pode ser útil para transmitir informações pontuais e importantes, mas precisamos ter cuidado pra não ser inconvenientes.

redes sociais: menino usando o celular

Lembre-se de que ela é uma rede muito pessoal, portanto muito cuidado com as transmissões contínuas! Assim como nas outras redes sociais o seu cliente poderia deixar de te seguir, no WhatsApp ele pode bloquear o seu contato pra deixar de receber suas mensagens.

O ideal é que o WhatsApp seja um canal para o seu cliente te encontrar, por isso, é importante combiná-lo com outras redes, como o Facebook, por exemplo.

E ficou ainda mais fácil trabalhar pela rede depois que a empresa lançou o WhatsApp Business

Um aplicativo que te permite, além de conversar com os clientes, disponibilizar o seu catálogo, conferir as estatísticas do seu negócio, criar mensagens automáticas.

É bem útil principalmente para pequenos comerciantes. 😉

Site

Redes sociais: site da 7mídias

Por último, todas essas redes sociais acabam precisando desembocar em algum lugar, né? 🤭

Então cá estamos no site, que não é beem uma rede social, mas é uma das mais excelentes formas de comunicação. 

O site é o lugar de reafirmar tudo o que você falou sobre a sua empresa nas outras redes sociais — além de ser seu, ou seja, independer das políticas de privacidade e revisões realizadas por outras pessoas.

💭  Imagine que alguém viu um produto ou um serviço no Instagram da sua empresa e se interessou? 

A tendência de muitas pessoas é resistir à comunicação direta com a empresa, buscando sanar sozinhas as suas dúvidas.

Quando essa pessoa encontra facilmente seu site — porque ele está corretamente indexado —, com um layout bonito e completo em informações, a chance de ela se interessar ainda mais pelo produto é grande!

Por isso, esteja pronto! 💪

O seu site deve dizer tudo sobre você, explicar bem os seus serviços, ser munido de muita informação, sem deixar de lado um design responsivo e moderno pra que as pessoas se sintam bem na sua página.

Páginas sem informação, que não funcionam bem, que as imagens não carregam… aff, tem coisa pior?


como escolher as mídias ideais pra minha empresa?

Não se preocupe, é pra isso que estamos aqui!

A 7mídias é especializada em marketing digital pra empresas e vai te ajudar nessa missão! 

Cuidamos de entender as dores e necessidades da sua empresa e traçarmos um planejamento personalizado para te oferecer aquilo que você realmente precisa.

Entendemos que não existe uma única fórmula de sucesso para todas as empresas, mas que cada uma tem o seu perfil e, por isso, um jeito diferente de dar certo!

Trabalhamos no formato boutique, que permite que a gente dedique uma atenção especial a cada cliente para acompanhar bem de perto o seu desempenho nas redes.

Cuidamos de tudo, da estratégia à conversão e tudo o que você precisa fazer é não se preocupar! (:

Quer bater um papo sem compromisso para saber mais? Fale com a Vivi no botão amarelo de chat aqui no cantinho inferior direito. (:

Mas se já tiver animado pra entrar pro time:

peça um orçamento 💛

Estamos ansiosos pra te conhecer! 🌻

Gostou desse conteúdo? Não deixe de compartilhar e seguir nossas redes sociais!

Até a próxima pessoal!

gabi

Author gabi

More posts by gabi

Leave a Reply