Recentemente, eu dei umas dicas no Instagram da 7mídias, explicando um pouquinho de como começar a escrever um post de blog. 😉 Alerta spoiler: o primeiro passo pra isso é procurar por uma palavra-chave que tenha a ver com o tema que você vai escrever. E o Google Trends pode ajudar muito nisso! É fundamental ter em mente que a palavra-chave vai ser o carro-chefe do seu texto. A partir dela, você define o tema do seu blog, além de já saber o que colocar no título pra atrair mais visitantes! Essa etapa tá completamente ligada ao SEO, a famosa otimização dos mecanismos de busca, que já falamos aqui no blog da 7. (clique aqui pra conferir) Mas, pera aí! Antes de começar, temos que entender como escolher as palavras mais estratégicas pra colocar nosso conteúdo numa boa posição no Google. 😎 Pra te auxiliar nessa escolha, te apresento o Google Trends. Ele é uma ferramenta que mapeia os dados de tendência de um determinado termo pesquisado no Google e organiza tudinho pra você. Se você ainda não conhece esse recurso, vem comigo que eu vou te explicar direitinho como usá-lo pra melhorar o conteúdo do seu blog e conseguir bons resultados! Bora lá? O Google Trends é uma ferramenta da plataforma do Google que permite visualizar o volume de buscas de um determinado termo, ou seja, o que foi tendência ou não na plataforma. Através dele, você pode saber se um termo foi muito buscado ao longo dos anos e em qual região ele foi mais pesquisado, por exemplo. E o mais legal: você pode comparar diferentes termos, o que deixa sua pesquisa ainda mais rica! ✨ Ele está disponível em 28 países, dentre eles, o Brasil. Então, nada de se preocupar com a língua, porque o recurso tá 100% adaptado pro Português. Yayy! 🤩 Agora que eu já dei uma mini introdução ao assunto, vou te explicar como usar a plataforma. Que tal entrar lá no site e explorar comigo esse recurso? O primeiro passo é entrar no site 🤓 Ah, e vale ressaltar que você não precisa se cadastrar, o que facilita bastante as buscas. Na página inicial, você encontra uma barra de pesquisa pra inserir o termo ou assunto do seu interesse. Mas, se bater aquela dúvida, vale a pena clicar nas três listrinhas ali do lado e ver as principais buscas. Na página “Principais pesquisas”, estão as tendências de pesquisa diárias e em tempo real. ⏰ Agora, se você quiser pesquisar termos que tenham a ver com sua marca, a comparação pode ser interessante pra entender o que está bombando e gerar mais cliques pro seu site. Aqui na 7mídias, falamos sobre marketing, então eu adicionei dois termos de pesquisa e notei que em um deles, o tráfego não foi tão satisfatório. Olha só: A partir disso, conseguimos mapear as palavras-chave que são mais vantajosas, a princípio, pro nosso planejamento de blog! 😌 Repare também que dá pra definir filtros pra sua pesquisa. Vamos de exemplo prático? Somos uma empresa do Rio de Janeiro, então, podemos restringir o local e focar apenas no estado em que estamos! Além desse gráfico, o Trends disponibiliza mapas que indicam onde o assunto foi mais pesquisado e apresenta termos relacionados, aumentando nosso leque de opções. Um dos dados que achei bem legal foi o da porcentagem de ascensão de determinada palavra ou assunto. Quando um termo foi mais pesquisado em relação ao período anterior, o Trends mostra qual foi a porcentagem do seu aumento. Isso é super útil pra identificar as palavras que estão em tendência de crescimento na sua área. E sabendo as tendências de pesquisa, fica cada vez mais fácil entender o que as pessoas estão procurando. E claro que aí tem uma oportunidade incrível de alavancar seus resultados! Criando um conteúdo direcionado pra essas pessoas, suas chances de conquistar mais tráfego no site aumentam. Aliás, já escrevi aqui no blog também como atrair mais visitantes pro seu site. Agora, se você mudar o “Em ascensão” pra “Principais”, você verá quais termos foram os mais pesquisados ao longo do tempo. Olha no exemplo abaixo: O recurso é bastante intuitivo e fácil de usar, mas se você quiser ficar fera nisso, vale a pena assistir às aulas que o próprio Google oferece. Agora você deve estar se perguntando por que usar o Trends? Afinal, a gente pode simplesmente escolher uma palavra qualquer que esteja dentro do nosso universo e escrever um post…certo? É aí que você se engana. Tudo na produção de conteúdo precisa ser bem pensado e planejado, pra evitar ao máximo aqueles resultados insatisfatórios. (eles acontecem, mas sempre podemos minimizá-los) Imagina que você tenha feito um planejamento pros próximos meses e ele não tenha conseguido atrair mais visitas pro site do seu negócio. Com o Trends, você analisa termos, assuntos que estão em alta e assim, faz um panorama do que é mais interessante publicar no seu blog. E nessa primeira etapa de escolha de termos, já sabemos por onde seguir e depois, refinar melhor a pesquisa no Planejador de Palavras. Você já ouviu falar dele? É um outro recurso do Google, muito bom pra te ajudar a entender quais palavras-chave colocar nos textos! 👀 Nem sempre estamos inspirados o suficiente pra produzir um bom artigo do zero, então, através do Trends, a escolha da palavra-chave perfeita fica mais fácil. Depois de chegar até aqui, que tal botar a mão na massa? Essas foram as dicas do dia! Agora seu planejamento de blog vai ficar muito melhor e mais perto do resultado que você sonha! Mas, se preferir uma ajudinha de um time profissional, a 7mídias tem o que você precisa! 😉 Nossa equipe de conteúdo estratégico tá sempre atenta às tendências pra atrair visitantes pro seu site! Além disso, produzimos com foco sempre na conversão. Vem conhecer nossos serviços! Precisa de ajuda? Entre em contato e pra solicitar um orçamento sem compromisso! Espero que esse post tenha te ajudado a entender melhor como usar o Google Trends. Se ainda ficou alguma dúvida ou se você tem uma sugestão, deixe aqui nos comentários que a gente te responde! 😊 Ah, e corre pra seguir a gente no Instagram, temos muitos outros conteúdos bacanas por lá! Até a próxima, Maria RitaO que é o Google Trends?
Como usar o Google Trends?
Por que é importante usar o Google Trends na sua estratégia de conteúdo?
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