Há quem diga que o Facebook está ultrapassado… mas, será? Por mais que possa parecer que a rede está perdendo seu espaço, ela ainda é a mais utilizada no mundo. São 2,91 bilhões de usuários ativos. Mais de um terço do planeta todo está logado nele. E por que você também não estaria? Muitas estratégias de marketing digital focam mais no Instagram e acabam usando o Facebook apenas para a republicação desse conteúdo pronto. O que não está errado, mas, que tal pensar um pouco mais na vantagem que ele pode oferecer? Bem, estamos aqui para isso! Hoje, venho tirar uma dúvida frequente: ainda vale a pena investir no Facebook para o marketing da minha empresa? A resposta é sim. Por mais que outras redes estejam em ascensão, o Facebook é a rede social com maior número de usuários ativos do mundo todo. Dificilmente o seu nicho de mercado não estará presente na plataforma. O alcance do Facebook é bem grande. Cerca de 1,9 bilhão de pessoas acessam a rede diariamente de acordo com a própria plataforma. Outra vantagem do Facebook é que você pode escolher qual público verá sua publicação paga. O alto poder de segmentação da rede permite que você saiba quem será impactado por ela. A triste notícia é que o alcance orgânico na rede vem caindo bastante. 👉 Se lembra da diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago? Veja aqui! Bem, isso faz com que o público anuncie cada vez mais nela, mesmo que não costume a utilizar para postagens regulares. Mas continue com a gente porque aqui vamos te dar dicas de como não depender apenas do tráfego pago para o seu negócio crescer. 😉 Você lembra daquela campanha do Facebook que tinha a frase: “Existe um grupo no Facebook para você”? Assista aqui, caso não se lembre: A estratégia é real. O pulo do gato da rede é usar os grupos de venda que existem na rede. Nos grupos, você pode divulgar sua marca e seus serviços. Já falamos sobre isso aqui no blog da 7mídias. Os grupos do Facebook são ótimos por conta da segmentação. Se existir um grupo só de venda de sapatos ou venda de artigos para pets, só haverá pessoas que já estão inclinadas a comprar essas coisas. A dica é: pesquise e filtre os grupos que você pode divulgar sua marca. Ofereça também algum diferencial. Pode ser desconto ou brinde, assim, você pode atrair mais vendas e clientes. Antes de te dar umas dicas de como aumentar seu engajamento, vou explicar o algoritmo do Facebook para você entender o mecanismo. Bora lá? Não é segredo para ninguém que o Facebook prioriza as publicações impulsionadas, ou seja, aquelas que foram pagas para circular. Mas, mesmo assim, imagina se o Facebook só postasse anúncios o tempo todo no seu feed de notícias? Ia ser uma chateação, não é? Por isso, o algoritmo da rede é o que chamamos de EdgeRank. O EdgeRank determina o que vai aparecer para você e, assim, tornar a sua experiência na rede agradável. Se o Facebook só veicular anúncios, ninguém entraria mais. Esse algoritmo define as postagens a partir de fatores como: A plataforma sabe exatamente o seu comportamento dentro dela. Calma, eu sei que pode aparecer assustador… Mas, justamente por isso que bilhões de pessoas usam o Facebook. Todas essas experiências permitem que a rede aprimore o filtro de conteúdos que você vai receber. Imagine que você odeie aranhas e só apareça isso no seu feed? Você iria deixar de acessar o Facebook na hora. Isso é o que eles não querem, não é mesmo? Por isso, a rede sabe que precisa apresentar o que é mais relevante para o usuário. Entender todo esse funcionamento é fundamental para saber como agir na sua estratégia de marketing por lá. Vou te apresentar de forma mais detalhada agora como ele determina o alcance dos seus posts na rede: Se você entra em uma página mais de uma vez, o Facebook vai entender que ela é de seu interesse e assim, vai colocá-la cada vez mais no seu feed. Do mesmo modo, o Facebook também está ligado nos perfis de pessoas que você acompanha e mais interage. Um dos fatores que você deve se atentar é ao horário que sua persona mais frequenta no Facebook. Quando um usuário está online no horário que você posta, as chances de seu conteúdo aparecer para ele são maiores. Digamos que eu goste muito de surf. Logo, curto muitas páginas de surf, sigo personalidades da área e consumo notícias disso. Em pouco tempo, mais e mais conteúdos de surf aparecerão no meu feed. Então, dependendo do uso que você faz da rede, mais ela prioriza aquele interesse. Esse aqui é mais fácil de entender. Quando uma publicação, que pode até não ser do seu interesse, “fura a bolha”, ou seja, gera tanto engajamento que ultrapassa o nicho, provavelmente, ela aparecerá para você. O algoritmo entende que assim como diversas pessoas curtirem, comentarem e compartilharem, as chances de você interagir também são altas. No entanto, desde 2019, o Facebook prioriza o alcance orgânico entre os usuários comuns. Se você tem uma página comercial, esse tipo de engajamento ficará mais prejudicado e a rede sabe disso. Calma! Nem tudo está perdido. Existem maneiras de aumentar seu alcance na rede e fazer uma boa estratégia de marketing. Vamos conferir? Conteúdos em vídeo no Facebook recebem em média 400% mais engajamento comparados aos escritos. Assim como no Instagram, a plataforma prioriza esse tipo de conteúdo e, você já deve ter reparado, o Facebook colocou uma aba só para isso no aplicativo. Não sei se você já notou, mas geralmente, quando ficamos muito tempo sem postar algo no Facebook, nossa postagem volta com bastante engajamento. Constância é importante, mas não saia postando tudo. Qualidade é melhor que quantidade. Se você posta quatro vezes ao dia, experimente postar uma. O Facebook é bombardeado todos os dias por milhares de conteúdos. Se você quer se destacar, publique seus melhores posts e não poste o tempo todo. Nós só vamos saber como está o desempenho da página através do constante monitoramento. Além disso, teste também como seu público reage a cada tipo de conteúdo que você posta. Pode ser que posts com imagens atraiam mais que os com texto. Você só saberá disso verificando seu desempenho. O Facebook dispõe do Facebook Insights, que é um espaço na plataforma para visualizar e analisar suas métricas. Grupos no Facebook são ótimos para networking. Se você tem uma página sobre vôlei, vale a pena participar de grupos que falem do assunto para promover sua página. Se você estiver disposto a investir financeiramente, sem dúvidas, terá êxito imediato. Quando os anúncios são combinados de posts regulares, os resultados da sua campanha/impulsionamento são satisfatórios. Há defasagem de entrega nos posts e isso não é segredo. Mas, se sua página tem seguidores fiéis, vale a pena convidá-los para ativar o “Ver primeiro” quando clicarem no botão seguindo. Dessa forma, quem curtiu sua página sempre vai receber o conteúdo e notificações das postagens novas. Curtiu as dicas? Agora é a hora de colocar em prática tudo o que eu te mostrei! 😉 Agora vai ficar muito mais fácil de planejar o conteúdo que você vai postar nas redes sociais! 🤩 Você sabia que a 7mídias tem serviços de planejamento de conteúdo estratégico especialmente para a necessidade da sua empresa? Nosso time está sempre de olho no que dá certo nas plataformas digitais para entregar o melhor alcance para suas redes! Produzimos conteúdos específicos para sua empresa com foco sempre na conversão. Conheça um pouco do nosso trabalho acessando o nosso portfólio! Precisa de ajuda? Estamos aqui pra isso! Entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso para sua empresa. Espero que esse post tenha esclarecido suas dúvidas sobre o marketing no Facebook. Ainda tem alguma questão ou sugestões? Deixe aqui nos comentários! Vamos adorar te responder. 😊 Ah, e não deixe de nos seguir no Instagram, temos muitos outros conteúdos bacanas por lá! Até a próxima, Maria RitaDevo investir no Facebook?
O pulo do gato: grupos de venda
Algoritmo do Facebook
🔶 Quem postou
🔶 Horário
🔶 O conteúdo em si
🔶 Engajamento do post
6 dicas de como aumentar o engajamento
1. Poste conteúdos em vídeo
2. Publique seus melhores conteúdos e nada de overposting
3. Monitore e teste diferentes tipos de conteúdo
4. Participe de grupos
5. Anúncios
6. Convide seus seguidores habilitarem a função “Ver primeiro”
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