Todo escritor é plural, um ser colmeia que reúne, potencialmente, o bem e o mal. No seu universo íntimo, acaba refletindo a si, com suas vivências, e o mundo à volta.
Jairo Carmo, escritor
+ 7 livros publicadosPrêmio Clarice Lispector de Contos Prêmio Academia Fluminense de LetrasMembro da Academia Brasileira de Letras da Magistratura
”tudo na vida parece estar, quase sempre, por um fio. Pois é sobre esse fio – sobre esse frágil elo que, por isso mesmo, nos humaniza – que Jairo se debruça.
José Castellosobre Histórias inverossímeis
Sobre Jairo Carmo
Escrevo como terapia. Encarno o mundo, as pessoas, as coisas que vejo.
Jairo Carmo é escritor e advogado paraense, nascido em Monte Alegre, em 1953, autor de 6 livros – sendo Carnaval amarelo (ed. 7Letras) seu primeiro romance. Além da longa e bem-sucedida carreira como magistrado no Rio de Janeiro, tendo sido coordenador acadêmico da Escola da Magistratura – EMERJ, tabelião registrador e professor de Direito civil, Jairo ganhou menção honrosa em concurso da Academia Paraense de Letras, em 1973, pela peça Homem nu, venceu o concurso de contos da Academia Fluminense de Letras, em 2019, e o prêmio Clarice Lispector de contos. É casado, tem 5 filhos e 5 netos.
”Jairo Carmo é um homem experimentado e de preocupações amplas. (...) este é um romance para não esquecer, na medida em que nos coloca diante de nós mesmos e dos impasses que a vida nos impõe.
Elias Fajardosobre Jairo Carmo, em Carnaval amarelo