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Marketing: 5 tipos para aplicar nas redes do seu negócio

By 8 de março de 2021junho 12th, 2023Redes sociais

Ouvimos falar de marketing pra todos os lados, mas, afinal, como colocar esse tanto de informações na prática na sua empresa? 😱

O primeiro passo é não se desesperar! Quando não temos um foco bem definido, acabamos misturando todas as estratégias e não fazendo nenhuma delas 100% bem feita. É ou não é?

Pensando nisso, preparamos esse post para te ajudar a focar em 6 tipos de marketing que estão em alta e vão te ajudar tanto a se planejar, quanto a obter resultados. 

Como assim? Bem, você já reparou como é difícil definir o que postar na sua rede, ou sobre o que falar no seu blog quando você não tem uma estratégia bem definida?

Isso acontece porque tudo na nossa empresa precisa seguir um planejamento estratégico bem definido sabendo quem somos, com quem falamos e para onde queremos ir.

As estratégias de marketing funcionam então como ferramentas úteis e super poderosas para alcançarmos este objetivo.

Afinal, o que é marketing? 

Existem mais de 80 tipos de marketing, cada um com suas vantagens e desvantagens. 

De maneira muito resumida, podemos definir como marketing tudo o que fazemos para identificar (ou até gerar) uma necessidade/dor de um cliente e atendê-lo dando alternativas de como resolver determinado problema.

👉 um exemplo pra ilustrar: sabe quando estamos com aquela fome na estrada e vemos uma placa com um sanduíche bem bonito dizendo “Subway a 200 metros”? Essa é a relação de dor/satisfação que o marketing proporciona. Tínhamos uma necessidade e a publicidade nos ofereceu a solução para o nosso problema.⭐

Ainda existem outros casos em que a publicidade nos aponta uma necessidade que nem sabíamos que tínhamos. 

👉  Vamos supor que alguém esteja passando ali sem fome, mas, ao se deparar com a imagem bem atrativa do sanduíche, sentiu vontade de comê-lo. É provável que essa pessoa comece até a sentir uma sensação de fome e pare pra comprar o sanduíche.

(Não vai parar a leitura do artigo pra pedir um sanduíche, hein! 😂)

Já deu pra entender como a publicidade é importante para um negócio, não é? Esse exemplo que dei acima se refere ao mundo físico, mas o mesmo acontece no mundo digital. Por isso reforço o que sempre dizemos por aqui: esteja presente!

quero que minha empresa tenha presença online

Entendendo a importância do marketing, agora podemos partir para a definição de estratégias nas redes, antes de falarmos dos tipos de marketing! ⭐

3 estratégias fundamentais para o marketing das suas redes

defina os seus objetivos com a rede

É o primeiro passo! A maneira certa de medir o sucesso de uma ação de marketing é sabendo se você chegou onde esperava.

Você pode desejar:

  • aumentar o alcance da sua marca fazendo com que ela seja vista por mais gente
  • fechar vendas pela rede
  • aumentar o engajamento e a interação do público
  • gerar leads
  • fazer atendimentos e esclarecer dúvidas dos clientes
  • direcionar o público para uma outra página

Enfim, são muitos os possíveis objetivos. Você pode também querer alcançar todas essas metas com uma só rede, mas não aconselhamos! 

Lembre-se do que falamos no início, de que, quando não temos um foco bem definido, acabamos misturando todas as estratégias e não fazendo nenhuma delas 100% bem feita. 

Dica de social media! Escolha de 1 a 3 objetivos por rede pra que você consiga trabalhar em cima deles com excelência.

⭐ Em cada rede, você pode objetivar algo diferente. Ex: no WhatsApp, seu foco pode ser apenas o atendimento e esclarecimento de dúvidas aos clientes, enquanto no YouTube sua estratégia pode ser aumentar o alcance da marca, gerar leads e direcionar o público ao seu site, onde você finalmente fecha as vendas. 

conhecendo o fluxo do cliente para traçar uma estratégias de marketingdefina a sua persona

Nesse esquema a seguir, listei as principais informações de uma persona hipotética da 7mídias. Olha só:

estratégia de marketing, definição de uma persona

Quanto mais informações você tiver da sua persona, mais fácil será responder às seguintes perguntas que são muito importantes:

  • quais são as dores/necessidades do meu cliente?
  • como o meu produto pode ajudá-lo?
  • que linguagem usar com essa pessoa? (formal/ informal)
  • quais redes sociais ela costuma frequentar?
  • por qual formato de conteúdo mais se interessa? (artigos, vídeos, áudio)
  • qual horário que mais usa as redes sociais?

Essas informações irão te ajudar bastante no momento de traçar as suas estratégias!

defina em quais redes estará presente 

São muitas as opções e cada vez mais aumenta a frequência com que novas redes surgem, ficando quase impossível acompanhar este ritmo.

🤔 Mas eu devo estar presente em todas? Depende! Se você tiver ajuda de uma agência de marketing digital, ou se a sua empresa tiver uma boa estrutura interna de marketing, em quanto mais redes você puder estar, melhor. 

Mas, mais uma vez, é mais importante ter foco do que atacar em muitas frentes e não conseguir dar conta de manter todas elas com frequência e relevância.

Portanto, faça aquilo com o que você tem condições de se responsabilizar. É melhor ter 2 redes completinhas e em pleno funcionamento do que 5 sem atualização por longos períodos — isso passa uma imagem negativa ao público. 

👉 Pense quais redes são mais estratégicas pra você, estude o seu funcionamento e trabalhe nelas!

Saiba um pouco mais sobre cada uma delas!

Tendo em mente onde trabalhar, é a hora de pensar nas estratégias de marketing que vai utilizar. 

Separamos aqui 6 tipos que estão super em alta e podem ajudar bastante o seu negócio. 

5 tipos de marketing para o seu negócio

neuromarketing

Neuromarketing é uma área da ciência resultada da junção de neurologia + marketing. Por aí já dá pra perceber o quanto esse assunto é extenso e rico, não é? Mas vou trazer de uma forma resumida aqui.

Esse conceito foi criado por um cientista, Ale Smidts. Ele queria entender qual era a influência que determinadas ações de marketing geravam na mente e no comportamento do consumidor. 🧠

O Neuromarketing, portanto, busca entender quais são os principais fatores que influenciam em uma decisão de compra para traçar estratégias mais eficazes de venda.

Por ser um tema bem amplo, você com certeza já ouviu falar de alguns conceitos que fazem parte deste universo, quer ver?

Eu aposto que você já leu ou ouviu algo sobre a psicologia das cores e sobre os gatilhos mentais na hora da venda. Sim ou não? 😝

Pois bem, o Neuromarketing engloba essa estratégia e outras:

  • psicologia das cores: o entendimento de que as cores geram diferentes sensações em nossa mente e são capazes de influenciar comportamentos. Segundo estudos, o vermelho e o amarelo, por exemplo, são cores ligadas à fome e ao apetite — agora consegue entender o porquê das cores do Mc Donald’s?
  • storytelling: ao invés de propagandas objetivas e bem diretas sobre um produto, estudos apontam a eficácia de ativar o lado emocional do consumidor por meio de histórias e narrativas. Olha só esse exemplo fofo da Dove:



  • gatilhos mentais: palavras ou termos usados para despertar no cliente o senso de urgência ou necessidade da compra de um produto. Termos como “compre já”, “últimas vagas” ou recursos como depoimentos e feedbacks positivos, divulgação de pré-lançamentos, geram em nossa mente um desejo por adquirir um produto ou serviço de maneira mais rápida.
  • oferecer poucas opções: temos a sensação de que quanto mais opções trouxermos no nosso catálogo, melhor. Mas isso nem sempre se aplica. Estudos apontam que opções demais pode causar uma certa paralisia no consumidor que, por não saberem decidir, acaba deixando a compra pra uma outra hora. 
  • oferecer valor: antes de tentar vender, se mostre solícito a ajudar. Tire dúvidas, dê dicas, mesmo que elas tenham ou não relação com o seu produto. Isso gera confiança do público pela sua marca. Ah, e essa reciprocidade também é um gatilho mental! 😉

marketing de relacionamento

E falando em ser gentil e solícito, quem também vem com tudo nas redes sociais é o marketing de relacionamento. 

Essa estratégia foca na relação próxima com os clientes buscando a fidelização desse consumidor.

Esse tipo de marketing é bem-vindo em absolutamente todas as suas plataformas de interação. Aqui vão algumas dicas práticas pra isso:

1. crie postagens interativas

No caso do Instagram, Facebook e até Youtube, equilibre os seus conteúdos vez ou outra trazendo um conteúdo de interação, apenas para que as pessoas comentem e participem daquele movimento. 

Mas há espaço para interações até nas postagens mais sérias, nas suas legendas, termine sempre com uma pergunta que estimule o comentário do usuário. 

2. interaja 

Se a sua empresa recebe poucas interações nos comentários, faça questão de responder todas! Muitas empresas apenas curtem, mas por experiência própria, é muito mais legal quando respondem o seu comentário, não é?

Interaja também em publicações de outras páginas que você segue! Isso ajuda a fazer o seu negócio ser visto por mais gente!

3. tenha um espaço reservado para reclamações

Separe um número de WhatsApp ou enfatize o uso dos chats pra dúvidas e reclamações, não existe nada mais chato do que aquelas inúmeras reclamações nos comentários de um post. 🙄

Além de passar uma imagem negativa aos outros clientes, é mais difícil de estabelecer uma comunicação eficaz e resolver o problema. 

Já em uma conversa privada, você consegue entender o que aconteceu e dar as soluções com mais calma e atenção.

Mas o que fazer se eu receber um comentário negativo no meu post? 🤔 Seja rápido no retorno e responda de maneira leve e descontraída, assumindo o erro se for o caso e apontando uma solução sempre com muita gentileza! 💛

Lembre-se de que o marketing de relacionamento só funciona se o cliente estiver satisfeito! Se isso acontecer, além dele preferir a sua empresa na frente de outras, ele ainda pode te indicar para os amigos! 🤩

marketing institucional

Como o nome já sugere, essa estratégia de marketing tem como objetivo fortalecer e divulgar a imagem do seu negócio, mais do que o seu produto.

Uma ótima estratégia pra ser usada tanto no seu site, quanto nas redes sociais, principalmente no LinkedIn.

Para esse tipo de marketing, é imprescindível que você tenha muito bem definido os valores, a visão e a missão da sua empresa.

O seu site, por exemplo, deve ser totalmente baseado nesses pontos.

Já nas demais redes sociais, você pode unir esses conteúdos a outros que mostrem o dia a dia da empresa, as ações internas, a sua equipe e o que mais quiser mostrar! ⭐

Essas ações ajudam a sua empresa a estar sempre no top of mind (topo da mente) do público.

marketing de produto

Complementando o marketing institucional, é claro que nas suas redes sociais não podem deixar de lado o marketing dos produto, afinal é sobre eles que os clientes mais querem saber. 

Mas calma, este marketing é muito mais do que o nome diz!

Pense que você precisa fazer o lançamento de um produto. Você deve imaginar que isso exige bastante planejamento e preparo de uma comunicação consistente, não é? 

O marketing de produto pode ser um grande aliado! 

Ele te ajuda a desenvolver o posicionamento do produto no mercado, estabelecendo o seu diferencial entre os concorrentes e ainda te ajuda a definir internamente o posicionamento e o discurso da equipe sobre ele.

as etapas do marketing de produto

Ok, mas como aplico isso nas redes?

Todo lançamento merece uma atenção super especial, portanto, um espacinho nos nossos feeds e posts!

No Instagram você pode trabalhar isso de várias formas. Você pode fazer uma série de posts consecutivos no feed, criar uma bolinha de destaque para tal produto, trabalhar no reels e, por que não, fazer um filtro divertido nos stories pras pessoas compartilharem!?

No LinkedIn você pode contar um pouquinho do processo criativo, do treinamento da equipe e até das vantagens do novo produto.

Já no YouTube, vale tudo! Vídeo falando sobre a novidade, explicando como usar, vídeo mostrando como foi o processo interno de lançamento, enfim, há muitas abordagens possíveis.

E, não se esqueça, todas as pessoas que se interessam por um produto buscam informações mais completas sobre ele, portanto não esqueça de equipar o seu site.

Um banner bem bonito e um artigo no blog vão ajudar bastante, mas o ideal é que você crie uma Landing Page informativa e detalhada e, sobretudo, atrativa, que dê vontade de adquirir o seu produto na hora. 💛

Quero minha Landing Page

Mas não se esqueça, o mais importante no uso de todas as redes é a equipe estar bem alinhada quanto à comunicação, desde a pessoa que cria os posts até a que responde os comentários de dúvidas e interesse no produto. ⭐

O foco desse tipo de marketing é conectar os seus produtos às pessoas certas. 

marketing de conteúdo

Por último, esse que é bem famoso mas tem todo mundo entende de fato a sua importância, já que ele não costuma resultar em vendas imediatas.

O Marketing de Conteúdo acontece nos artigos de blog, nos posts informativos das redes sociais, nos e-books, podcasts e qualquer conteúdo informativo que você disponibiliza ao seu cliente.

O foco do marketing de conteúdo, mais do que necessariamente vender algo, é agregar valor. 

Mas por que usá-lo?

⭐ Te ajuda no alcance orgânico de novos leads

O marketing trabalhado no blog é uma ferramenta que atrai pessoas interessadas no seu conteúdo de maneira orgânica, ou seja, sem mídia paga. 

Imagine que alguém pesquisa no Google um tema da sua área, encontra o seu blog e gosta do conteúdo. Pronto, a sua empresa já ficou conhecida por mais um potencial cliente!

⭐ Fideliza e engaja os seus clientes atuais

Produzir conteúdos relevantes faz com que o seu público sempre deseje recebê-los.

Aos poucos você ganha a confiança e a fidelização deles e, com o tempo, eles poderão se tornar até defensores e divulgadores da marca para amigos e pessoas próximas. 

⭐ Ajuda a trabalhar a autoridade da sua marca

A partir do momento em que você escreve um conteúdo sobre determinado assunto e se posiciona como um conhecedor do tema, vai, aos poucos, passando a ser visto como uma referência na área.

Quer saber mais sobre o Marketing de Conteúdo? Veja neste artigo da 7mídias! 

aplicando o marketing nas redes sociais

Você vai ver como, com estratégia e planejamento, a sua rede social vai muito mais longe.

Gostou dessas dicas e já vai aplicar, ótimo! Não deixe de conferir o nosso Blog porque sempre trazemos conteúdos muito ricos para o melhor uso das redes.

Precisa de ajuda para trabalhar nas suas redes sociais? Estamos aqui pra isso!

Te ajudamos a achar a rede certa, qualificar os seus seguidores e a postar com frequência e relevância. Assim você se posiciona como uma marca diferenciada, profissional e que valha a pena ser seguida.

Quero que minhas redes decolem✈

Bem, costumávamos chamar nossos clientes para tomar um café na nossa salinha, mas com a pandemia, nosso café vai ter que ficar por vídeo chamada, pode ser? rs ☕

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Um beijo e até a próxima,

Gabi

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