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Marketing Digital: 5 verdades que ninguém conta

By 10 de outubro de 2019agosto 17th, 2020Marketing Digital
Marketing Digital: 5 verdades que ninguém conta

Se você está chegando no nosso blog pela primeira vez, prazer! Nós somos a 7mídias, sua boutique de marketing digital 🙂

Somos uma agência focada em resultados: nos preocupamos em sempre trazer e realizar as melhores estratégias para você e seu negócio.

Se você quer aprender um pouco mais sobre esse universo de marketing digital, está no lugar certo! 🎉

Hoje, vamos explicar melhor sobre esse trabalho e também desvendar 5 verdades que ninguém te conta sobre ele.

Esperamos que você goste e boa leitura! 🙂

O que é Marketing Digital?

Talvez você revire o olho com essa pergunta. 

Afinal, não é óbvio?

Bom, nem tanto 🤷‍♀️

Quer ver?

Tente definir o que é marketing digital (não vale falar que é uma empresa postar no Instagram ou Facebook :P).

Difícil, não é? 

“Marketing Digital” é uma expressão que passou a ser muito usada nos últimos anos e por isso estamos bastante familiarizados com ela. Mas é importante entendermos qual é de fato o seu objetivo.

Então, vamos lá:

Marketing Digital é um conjunto de ações que uma empresa faz por meio de canais digitais com o objetivo de gerar resultados — sejam eles online ou offline.

Pronto! Simples assim 🙂 

Repare que marcamos 3 termos-chave nessa frase: “ações”, “canais digitais” e “resultados”. 

Vamos entender melhor cada um deles?

  • Ações: Pode ser o disparo de um de SMS, um post em um blog, o envio de uma newsletter, um anúncio em uma página da internet… Enfim, pode ser qualquer tipo de atividade, desde que ela seja feita por um dos…
  • Canais Digitais: São os meios por onde você recebe as ações. Um canal digital pode ser o seu celular, e-mail, uma rede social, página na internet etc.
  • Resultados: É o que você quer obter com a ação feita. Ou seja, uma conversão! Pode ser uma venda, uma obtenção de lead, o acesso a uma landing page…

Agora que já definimos bem o que é Marketing Digital, podemos entrar no tema principal deste artigo, que são as 5 verdades que ninguém te conta sobre ele. 

Vamos lá?! 😉

5 verdades que ninguém te conta sobre Marketing Digital

1. O Marketing Digital não vai salvar o seu negócio

Vamos começar já de cara com um tópico um pouco polêmico.

É muito comum clientes chegarem até nós com a esperança de que o marketing digital vá salvar seus negócios. 

O marketing digital é uma parte muito importante da estratégia de marketing de qualquer empresa que deseja sobreviver aos tempos modernos.

Para explicar o que estamos afirmando, vamos usar um exemplo que vai ilustrar melhor: 

Imagine uma empresa que queira lançar um produto no mercado e contrate uma ótima agência de marketing digital (tipo a gente! 😎 rs).

Um projeto de lançamento é feito, com um conteúdo rico e visualmente atraente para redes sociais, artigos de blogs bem escritos e otimizados para SEO e uma automação de e-mails trabalhada focando na jornada do consumidor.

O resultado? Um sucesso! 

Os usuários amam o conteúdo, sua linguagem visual e são seduzidos pelo que está sendo oferecido.

Mas, na hora de comprar… 

A empresa não consegue cumprir com um bom serviço: a entrega atrasa, o produto não tem qualidade, os funcionários não são treinados para oferecer um bom atendimento, entre outros vários problemas.

Qual é o resultado agora? Clientes frustrados com o produto e a falta de cuidado da empresa em tentar solucionar o problema. 

E, como já falamos, tudo isso está ligado diretamente à imagem da empresa.

Consequentemente, o engajamento nos canais digitais começa a cair, os comentários e avaliações negativas crescem e a empresa perde seu prestígio.

Claro que o marketing digital pode (e deve!) ajudar a solucionar esse problema. 

Mas o que adiantaria a promoção de novas ações superinteressantes se a própria empresa não demonstra interesse em melhorar suas outras áreas de atuação e continua desapontando seus clientes?

2. O Marketing Digital não acontece da noite para o dia

Se tem uma coisa com a qual nós, profissionais do marketing digital, temos que lidar constantemente é com as altas expectativas de novos clientes.

É muito comum empresários chegarem até nós sem nenhum engajamento em suas redes sociais e esperarem um crescimento de 10 mil seguidores e uma chuva de likes da noite para o dia, simplesmente por postar nesses canais. 

É um pensamento bastante compreensível, já que o próprio marketing digital sempre se vendeu como uma solução instantânea para o seu negócio.

Esse tipo de situação que descrevemos pode sim acontecer. Inclusive, temos alguns cases assim, mas eles não são regras. São exceções.

É muito difícil uma empresa sem nenhuma estrutura digital bombar da noite para o dia simplesmente por conta de um trabalho orgânico. 

Marketing pago x Marketing orgânico 

Para explicar melhor essa verdade, vamos diferenciar o marketing pago do orgânico:

Marketing Pago

  • É aquele em que você inv$te para prospectar clientes mais rapidamente.
  • Exemplos: anúncios em sites, vídeos e redes sociais.
  • Solução de curto prazo e imediata.

Marketing Orgânico

  • É aquele que trabalha para prospectar clientes gratuitamente.
  • Exemplos: artigos de blogs e posts em redes sociais.
  • Trabalho com resultados a longo prazo. 

👉 É muito importante levantar que ambas as estratégias são importantes e complementares.

Portanto, por mais que o trabalho de marketing orgânico seja essencial para a prospecção a longo prazo e o branding de qualquer empresa, para ter essa “chuva de likes” no início do trabalho, é preciso estar disposto a investir em tráfego pago.

3. Marketing Digital não é só redes sociais

Quando falamos em marketing digital, 99.99% das vezes pensamos em redes sociais

Isso faz sentido, já que este é o canal digital que estamos mais habituados a usar, tanto como pessoa física quanto jurídica. 

Mas não é só lá que a mágica acontece. 

Um bom trabalho de marketing digital deve focar em estruturar diferentes frentes digitais, como blogs, newsletters e anúncios pagos. 

Veja o porquê:

A. Você tem mais controle sobre o seu conteúdo

Falamos bastante sobre isso no nosso Instagram na época em que ele removeu os likes. Quem lembra?

Depositar todo o seu trabalho de marketing e conteúdo em um só lugar (que, dependendo do caso, nem pertence a você) é bem perigoso.

O que aconteceria se o Facebook e Instagram desaparecessem do dia para a noite?

 

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Pode parecer uma ideia maluca, mas, há um tempo atrás, o Instagram saiu do ar por algumas horas.

Foi um período curto, mas suficiente para abalar o planejamento de marketing de muitas marcas.

Imagina, então, o que aconteceria se ele desaparecesse?

E, mais importante, como o seu negócio ficaria?

Se ele baseia toda sua estratégia de marketing e relacionamento somente nesta plataforma, pode acabar vendo seu trabalho ir por água abaixo literalmente em questão de minutos. 

B. Diferentes canais atingem diferentes pessoas em diferentes estágios de compra

Cada rede digital tem suas características próprias que funcionam para diferentes objetivos.

Se você souber aproveitar todas elas, vai otimizar ainda mais seu poder de conversão.

Marcas de moda são um segmento do mercado que sabem aproveitar muito bem essas diferenças em seu trabalho.

Quer ver?

Vamos usar o exemplo de uma jornada de compra de uma personagem que vai viajar para um país frio:

  1. Um dia, na aba “Explorar” do Instagram, o usuário encontra uma marca de casacos de inverno.
  2. Ele acessa o perfil da marca, passa a segui-la e entra em sua loja virtual.
  3. Ele navega pelo site, simula uma compra de um produto, mas pensa melhor e desiste.
  4. Diariamente, ele continua recebendo em seu feed notificações e conteúdos da marca, com fotos bonitas, que estimulam o seu desejo pelo produto.
  5. Três dias depois, ele recebe um e-mail da loja indicando um artigo em seu blog com dicas para montar produções com roupas de inverno. Ele se interessa e clica no link.
  6. No artigo, após cada ideia, existem botões otimizados, que permitem a compra imediata dos produtos indicados na postagem.
  7. O usuário vê novamente a peça que pensou em comprar em uma das produções feitas no blog.
  8. Agora ele está decidido: clica no botão para comprar e finaliza a compra.

BUM! Conversão feita! 💥

Aqui, nós mostramos o exemplo de um perfil de comprador mais complexo e exigente, que requer mais trabalho para converter.

Também existem os que vão converter no 3º passo. 

Mas você e seu negócio devem estar preparados para esses dois tipos de clientes (e todos os outros que ficam no meio!). 

C. Diferentes mídias trabalham diferentes estratégias

Além de trabalhar simultaneamente diferentes perfis e estágios de clientes, a diversificação funciona para diferentes propósitos. 

Por exemplo, uma postagem em uma rede social pode fazer muito sucesso hoje, mas amanhã não vai mais engajar. 

Ou seja, funciona muito bem para manter a lembrança da marca constantemente acesa. 

Já uma de blog têm um crescimento orgânico mais lento, trazendo benefícios a longo prazo, como construção de autoridade e branding.

4. Antes de trabalhar o seu marketing, você precisa saber quem é

lagarta da Alice: quem é você?

Assim como o milagre da chuva de likes, muitos empresários chegam até nós achando que querem um trabalho de marketing digital, quando precisam antes de um bom planejamento de branding (que nós também fazemos! 😎).

Já falamos mais aprofundadamente sobre esse trabalho aqui, mas, de forma geral, o branding é tudo aquilo que está envolvido no relacionamento da empresa com seu público e mercado.

São ações que ajudam a criar e reforçar a personalidade de uma marca.

Entender quem você é antes de estruturar seu marketing digital é importante porque permite traçar uma estratégia de ação muito mais assertiva e efetiva.

Aqui vai um exemplo muito básico:

O simples fato de saber que o público do seu negócio é B2B permite entender em quais espaços o seu cliente em potencial está — usando o exemplo mais tangível das redes sociais, talvez não seja nem no Instagram nem no Facebook, e sim no LinkedIn 🙂

5. O Marketing Digital está sempre mudando

Tá bom, entre todos os tópicos que apresentamos, talvez esse seja o menos revelador. 

Afinal, o MUNDO está mudando constantemente, principalmente graças à nossa revolução digital.

E como é que o Marketing Digital, que carrega a palavra “digital” em seu nome, não seria assim também? 

Por isso, para trabalhar com Marketing Digital, é preciso estar aberto a mudanças, disposto a testar e experimentar novas fórmulas, a sempre buscar novas soluções e, claro, acompanhar todas as métricas e dados para ver e entender seu crescimento.

A gente sabe, é muita coisa. 

Afinal, você já precisa administrar outras partes importantes do seu negócio, como a financeira, legal e administrativa. Ainda precisa cuidar disso?

Mas, não se preocupe, estamos aqui para te ajudar! 😎

conheça a 7mídias, sua boutique de marketing digital

Contamos todas essas verdades porque acreditamos que a transparência deve ser o primeiro passo para uma parceria de sucesso.

Fazemos questão de sempre mostrar um planejamento realista e alcançável feito especialmente para atender suas necessidades e as da sua empresa e queremos convidar você para conhecer um pouquinho mais do nosso trabalho:

1. A gente faz questão de conhecer você e sua empresa!

Se você gostou da 7mídias e quer nos conhecer melhor, nossa equipe faz questão de te ligar para bater um papo.

Queremos entender o seu negócio, suas dores e necessidades

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Isso vai nos ajudar a oferecer o que você realmente precisa — não queremos empurrar uma série de serviços que não fazem sentido para o seu negócio.

2. Deixa com a gente: nós elaboramos seu planejamento estratégico

Oba! Agora é a parte mais divertida!

É a hora de planejar suas prioridades e objetivos por cada tipo de canal. 

Nós montamos um plano de ações eficiente e fácil de acompanhar, para que você possa estar sempre a par de tudo o que estamos fazendo à medida que avançamos com o trabalho. 

3. Nós entregamos resultados

Além de contar com o atendimento mais cuidadoso do mercado e receber um trabalho de alta qualidade, você poderá acompanhar seu crescimento junto a nossos especialistas em conversão.

Se quiser, pode assinar também o nosso Dashboard personalizado, assim, você tem acesso em tempo real a todos os dados mais valiosos para o seu negócio atualizados minuto a minuto. 

Dashboard para analisar seu marketing digital

Estamos te esperando!

Chame a gente para te ajudar a montar uma estratégia de marketing digital que seja eficiente para você se seu negócio:

QUERO TRAÇAR UMA ESTRATÉGIA PARA O MEU NEGÓCIO!

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre esse universo maravilhoso que é o marketing digital!

Se você ficou com alguma dúvida, pode perguntar nos comentários aqui embaixo. Vamos adorar poder te responder!

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Um abraço e até a próxima 🙂

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