Skip to main content
Imagem do livro "Sapatilha no descampado" de Rute Gusmão sobre mesa de madeira e fundo de tijolos vermelhos

“Sapatilha no Descampado” é o segundo livro de poesias de Rute Gusmão, editado pela Texto Território em 2015. O lançamento ocorreu no mesmo ano, na Livraria Blooks, em Botafogo, RJ. A capa é de autoria de Umberto França, autor também das imagens internas do livro.

Imagem de "Sapatilha descampado" de Rute Gusmão
Imagem de "Sapatilha descampado" de Rute Gusmão

“No descampado da poesia contemporânea, que abandona as interrogações para não obter respostas, cujo hermetismo é em si mesmo a própria ausência do que perguntar, o livro de Rute Gusmão sabe, com a tranquilidade do manuseio da realidade, como inventar perguntas possíveis para as impossibilidades dos homens de seu tempo, imersos na história e na configuração do espanto que acaba por renegar qualquer solução possível, qualquer facilidade advinda com a convivência com o abismo da vida.”

— Texto Território

“O profícuo diálogo que a poeta estabelece com diversas imagens das artes plásticas, durante o amadurecimento das sapatilhas, abre-se como uma paisagem em que a bailarina percebe, cada vez de forma mais intensa, a dura lei que rege os homens no isolamento de seu abismo. Dura lei que, entretanto, permite os belos instantes do indizível que preenchem a vertigem arriscada de que se falava. Na relação entre artes plásticas e arte da escrita, a presença das nuances que alocam aqui e ali a sapatilha e seu corpo dançarino é o correlato do que se constrói como imagem ou como abstração do que o homem não consegue dar conta.”

— Texto Território