Vila Desterro é uma obra que nos leva a refletir sobre questões sociais e culturais, mergulhando-nos em um mundo fictício que ecoa verdades profundas sobre nossa própria realidade.
Escritora e Artista Plástica
Rute Gusmão
“A menina queria saber o que aconteceria com elas. A mãe respondeu que iam sair de lá, caminhar até a serra e passar a fronteira; um dia voltariam para buscar Amajari. E o que encontrariam do outro lado? Esperanza.”
Rute Gusmão, Transfronteiras, Texto Território
Antologias e Produções Solo
Poesias
Rute Gusmão é autora dos livros de poesia "Sapatilha no descampado", 2015 e "Moldura da pele", 2013, ambos pela editora Texto Território.
Livros de Rute Gusmão
Contos e Romances
Rute Gusmão é autora de “Contos de Oficina”, 2017 (Scortecci Editora), premiado em 2018 com o 3º lugar no concurso literário da União Brasileira de Escritores, RJ. Em 2020, escreveu o romance, "Transfronteiras" (Texto Território) e lançará em breve seu segundo romance, Vila Desterro (7Letras), quinto livro solo.
Livros de Artista
Artes Plásticas
Como artista plástica, produziu "Livros de Artista" que estão em vários acervos nacionais e estrangeiros. Neles, trabalhou com imagens, conceitos e palavras.
“Rute Gusmão é uma artista acostumada a lidar com o traço do desenho, com os pincéis, com a textura das cores, com a concretude da tinta e sua passagem mesma pelo suporte material que recebe e reage e que provoca a mão, que faz a mão experimentar outro modo de ser. Agora o traço é memória do que viu e experimentou com aquela outra materialidade plástica. O traço agora vai fazer a transição, a sua passagem pelos caminhos da palavra.”
Luiz Fernando Medeiros de Carvalho
“A vida não é só isso que se vê, é um pouco mais”
“A literatura, para mim, não consiste em projeto pontual, mas é uma forma de pensar o mundo.”
— Rute Gusmão