A gestão de redes sociais da sua loja de calçados não está indo bem? Você gostaria de turbinar essa habilidade para garantir mais vendas no digital?
Pois então, você está no artigo certo! Em apenas 5 dicas você vai aprender como potencializar a gestão das redes sociais do seu negócio e vai ver a capacidade comercial da sua loja estourar!
Pegue um café e vamos lá!
5 dicas para turbinar a gestão de redes sociais na sua loja de calçados!
1 – Esteja familiarizado com ferramentas digitais
2 – Não copie o concorrente
3 – Entenda o comportamento do seu consumidor
4 – Domine o conceito de omnichannel
5 – Uma boa gestão de redes sociais garante vendas diariamente
Esteja familiarizado com ferramentas digitais
Para dominar com tranquilidade a gestão de redes sociais você precisa contar com o auxílio de algumas ferramentas.
Existem ferramentas para gerenciamento, criação de conteúdo, de monitoramento, de planejamento e de pesquisa.
Dentro desse escopo existem inúmeras opções que você poderá escolher de acordo com aquilo que fizer mais sentido para o seu negócio.
Algumas ferramentas importantes que podemos citar para cada uma dessas opções:
- mLabs (gerenciamento e automação de redes sociais)
- Canva (criação de conteúdo visual, com modelos prontos onde basta alterar o texto e a imagem)
- Mention (monitoramento em tempo real que emite menções cada vez que sua marca ou loja for mencionada)
- Trello (para organizar o fluxo de tarefas e planejar conteúdos)
- Google analytics social (utilizada para pesquisar o perfil do visitante que visita seu site)
As ferramentas digitais ajudam a potencializar as estratégias de venda nas redes sociais. Elas são capazes de automatizar ações, organizar atividades, gerar insights e deixar o trabalho mais ágil e prático.
Mesmo aquelas com versões pagas costumam ser bons investimentos caso você tenha uma equipe de marketing para seu negócio, e até mesmo caso não tenha!
Na verdade, quando você mesmo produz conteúdo para suas redes sociais, as ferramentas auxiliam em muito o trabalho.
Não copie o concorrente
Viu um post bacana nas redes sociais do concorrente e quis fazer igual? Má notícia: isso é pior do que gerar conteúdo ruim. Se você não consegue produzir todo o conteúdo que gostaria de fazer para suas redes, não pode copiar o trabalho de outra pessoa.
Apesar de parecer difícil, o cliente percebe o que foi copiado e pode até emitir uma opinião pública ruim. Isso pode criar uma crise para sua marca que vai dar trabalho para ser revertida.
Antes de copiar o trabalho do concorrente, que tal ir nessa postagem que tanto chamou atenção e deixar um comentário amigável? Certamente, o público do seu concorrente vai achar uma postura bacana e vai procurar conhecer mais sobre o seu negócio!
Entenda o comportamento do seu consumidor
Cada rede social se comporta de uma forma diferente. E cada público também. É necessário, cada vez mais, estarmos atentos a isso.
É impossível fazer a gestão de redes sociais se você não conhece o comportamento do seu consumidor. Comece por identificar quem ele é, e quais redes sociais mais utiliza. Veja na imagem abaixo a distribuição de utilização de redes de acordo com a faixa etária.
Olhando a imagem podemos perceber que a geração Z utiliza muito o YouTube, e que em segundo lugar vem o TikTok. Já os Millennials preferem o Facebook por uma larga parcela, deixando o YouTube em segundo lugar. Por fim, a Geração X se assemelha muito aos Millennials, com a diferença de que gosta de usar o Pinterest para investigar tendências.
A única plataforma que aparece em todas as gerações é o YouTube. Por isso, considere investir bastante na produção de conteúdo para essa rede. Você terá menos chances de errar o alvo.
Domine o conceito de omnichannel
Omnichannel é uma palavra feia, difícil de falar, mas extremamente importante para garantir vendas digitais e também para facilitar a gestão de redes.
Isso porque ela significa “em todos os canais”, ou seja, ela pressupõe uma comunicação ampla, em todos os canais possíveis (digitais e físicos). Mas não é só isso.
O conceito de omnichannel auxilia na gestão de redes sociais na medida em que, é levando o omnichannel em consideração que vamos conseguir produzir conteúdo mais assertivamente.
Se um produto entra em promoção no ponto de venda, ele precisa entrar em promoção nas redes sociais da loja ou marca de calçados. A não ser que seja uma promoção exclusiva em função de alguma característica muito particular daquele ambiente.
Logo, compreender e utilizar o omnichannel pode garantir mais vendas e/ou vendas mais assertivas.
Uma boa gestão de redes sociais garante vendas diariamente
Quando as primeiras redes sociais foram criadas, o intuito delas certamente não era o de se transformar em lojas online abertas 24 horas por dia.
Mas hoje, é isso o que elas são. Principalmente, o Instagram, que se converteu em uma plataforma totalmente adaptada para vendas.
Hoje em dia, quem não está presente nas mídias sociais praticamente não existe. E se você duvida do poder delas, convém acessar nosso post Como garantir vendas no digital, neste link aqui para entender como funciona o marketing digital voltado para vendas na internet.
Imagine ter a possibilidade de vender 7 dias por semana, 24 horas por dia, sem os custos de manter uma loja física aberta. É isso o que uma boa gestão de redes sociais entrega para quem souber aproveitá-las bem.
Então, o que está faltando para que você comece a fazer uma melhor gestão das suas redes?
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