Oi, gente, tudo bem? Hoje, vim trazer mais um conteúdo aqui pro blog da 7, agora, focado em conversão. O assunto da vez é a landing page, uma página única que tem como objetivo atrair leads (possíveis clientes) e gerar conversão para uma parte específica do seu negócio. Além disso, ela é muito mais incisiva na hora de apresentar os benefícios do seu produto. Vem comigo que vou explicar como funciona a landing page e quais os benefícios dela pro seu negócio. Bora lá?
Antigamente, as landing pages (“páginas de aterrissagem”, em tradução livre) eram as páginas de destino, ou seja, aquela primeira página que abria ao se procurar um site no Google, por exemplo. As landing pages poderiam ser a home, um post de blog ou qualquer outra página que levasse o usuário ao destino do seu site. Já, no marketing digital, utilizamos o termo “landing page” para as páginas que estão focadas em conversão, sendo esse, o objetivo único desse tipo de webpage. A landing page criada para uma empresa tem muito menos elementos e links que uma webpage comum, para focar a atenção do usuário no que realmente importa, e propositalmente, incentivar o lead a comprar o seu produto ou serviço. O visitante da landing page é diferente daquele que entra na home do seu site, ele já passou pelo funil e conhece mais sua marca. E caso, seu site já tenha outros dados de outras páginas e contatos, você pode criar uma landing page para cada grupo específico e conseguir mais conversões. Vamos supor que você tenha umaema empresa de alimentos e 3 grupos de clientes: o que compra doces, o que compra salgados e o que compra enlatados. Criando uma landing page para cada um desses grupos e enviando-as de forma personalizada, com mais informações dos seus produtos e catálogos, as chances de conversão são maiores porque o lead não precisa ficar procurando no site, ele já tem ali. Pegando o gancho do outro tópico, por essa especificidade da página e sua comunicação mais incisiva, o lead tende a escolher em menos tempo se vai comprar ou não. Além disso, a landing page geralmente é criada para 3 finalidades: Antes de tudo, vou explicar o que é o custo de aquisição de cliente (CAC). O CAC é o cálculo que mostra o quanto sua empresa gasta para vender um produto para um cliente. Mas para vender, são necessárias algumas informações para fazer a jornada de compra do cliente ter a melhor experiência. Antigamente, para conseguir esses dados era mais difícil e custoso. Já com as landing pages, a captura desses dados se torna mais fácil e centrada (por ser em um canal só). Por isso, dá pra construir automações, com condições específicas e diminuir o CAC da empresa. A primeira estratégia é essencial, e não pode nunca ficar de fora do seu planejamento para a landing page. O Call-to-action (CTA), ou “chamada para a ação”, em português, é muito importante para a conversão e deve estar presente em todas as seções da sua página, se possível. E, ao contrário dos sites, o CTA de uma landing page deve ter uma ação única para impulsionar a vontade do lead de comprar e gerar conversão pra sua empresa. Por isso, opte por uma frase coringa como “Compre agora”, “Faça já o seu pedido” ou “Peça um orçamento”. O formulário de contato deve estar na parte principal da landing page, caso o produto não esteja disponível no seu site. Ele serve como catalisador de interesse dos seus clientes por determinado serviço ou produto que sua marca comercializa. Sendo assim, coloque ele em uma posição de destaque, geralmente no banner principal, e capriche no título dele para atrair e gatilhar o visitante a entrar em contato. A seção de autoridade continua sendo de extrema importância até mesmo pra sua landing page. Mas, é bom que ela venha em uma posição mais embaixo do rolamento da página do site porque o objetivo principal é a conversão, ou seja, produto antes do diferencial. Ela serve pra caso o seu lead ainda não esteja convencido de praticar a ação que sua landing page está propondo. Diferente do site da sua empresa, que precisa comunicar mais sobre a história, o que faz, os diferenciais, etc., na landing page, subentende-se que o visitante já conhece sua marca, já que ele entrou em um link mais específico. Por isso, toda a comunicação deve ser pautada no convencimento daquela pessoa a praticar a ação que o site “pede” (comprar, alugar, se cadastrar, etc.). Nesse caso, podemos investir em seções curtas, com uma comunicação mais incisiva e voltada para a conversão sempre. Somos uma agência de marketing digital com expertise na criação de webpages para empresas e startups. A nossa equipe é especialista em conteúdo estratégico e design. Estudamos o seu negócio e, assim, criamos uma página da web que comunique os objetivos e valores da sua empresa aliados ao layout responsivo e profissional especialmente pensados para a sua marca, e claro, para conseguir cada vez mais conversões. Precisa de uma landing page? Clique no botão abaixo e fale conosco! Quer saber mais sobre os serviços de marketing digital que a 7mídias oferece? Clique no botão abaixo e visite nosso portfólio! Espero que esse post tenha tirado suas dúvidas em relação à importância da landing page para sua empresa. Mas, se ficou com alguma dúvida, não deixe de enviar pra gente aqui nos comentários! Será um prazer responder você! (: Não esquece de seguir a gente no Instagram e visitar o nosso blog, temos muitos outros conteúdos esperando por você! Até a próxima, Maria RitaO que é landing page?
3 benefícios da landing page para o seu negócio
1. Segmentação de leads
2. Aumento da taxa de conversão
3. Diminuição de custo de aquisição de cliente
O que deve ter numa landing page?
1. CTA
2. Formulário de contato
3. Diferenciais do serviço/produto
4. Uma comunicação clara e objetiva
a 7mídias constrói a landing page ideal para você!