Oi, gente, como vocês estão? Hoje vim com mais um conteúdo de marketing para sua empresa. Você já ouviu falar do marketing de geolocalização? Ainda não? Então vem comigo que hoje vou contar como ele funciona e de bônus, dar umas dicas de como aplicar ao seu negócio. Bora começar então? O marketing de geolocalização consiste em uma estratégia de segmentação de público a partir de uma região geográfica específica, ou seja, de um lugar físico. Seus objetivos podem ser variados, como: conquistar clientes, aumentar engajamento em apps, oferta de serviços online ou offline mais direcionada, entre outros. Sabemos que o mundo está cada vez mais globalizado e, depois da pandemia, mais pessoas aderiram ao mundo virtual. Com isso, as estratégias localizadas para uma região específica podem ser muito boas para o seu negócio, ainda mais se ele for local. Mas, antes de continuar, preciso te fazer uma pergunta: você já ouviu falar o termo figital? 👉 Ele é a junção das palavras “físico” e “digital” e trata de uma abordagem que empresas varejistas devem adotar para suas vendas. Esse termo é usado pra gerar a ideia de que, mais que um produto, sua empresa oferece a melhor experiência possível! Esse termo também ajuda a reforçar que a comunicação da marca — online e offline — está conectada, assim como os usuários. Legal, né? E nesse mundo figital, o marketing de geolocalização vem como uma estratégia de relevância para atrair leads mais segmentados ao seu negócio. Assim, as chances de ele se tornar um cliente se tornam maiores. 💭 Imagine que você tem uma loja de roupas no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, voltada para moda praia. Vale a pena veicular um evento aberto para pessoas que moram mais distante da loja ou para os próprios moradores da região? Sem dúvidas, a estratégia de marketing de geolocalização dará mais resultados se as campanhas focarem nos moradores da região. As chances de comparecimento desse público são maiores! Isso não quer dizer que outras divulgações sobre o evento não devem ser feitas, mas, que é estratégico investir mais na área próxima! O marketing de geolocalização usa a tecnologia a favor da estratégia! Através da Inteligência Artificial e de dados, as empresas podem saber informações como hábitos, comportamentos para fazer campanhas direcionadas e personalizadas. Talvez você nunca tenha reparado, mas é comum que, ao entrar num bairro, um restaurante a poucos minutos dali apareça em um anúncio de aplicativo de busca, localização (os mapas) e/ou de locomoção (como o Moovit). Uma das coisas mais interessantes do marketing de geolocalização é a personalização que ele permite — mais do que os outros tipos de marketing! Como o exemplo que dei de um evento de roupas de moda praia, imagina saber de um opening de coleção nova que acontecerá no seu bairro de uma marca que você conhece ou está querendo conhecer. O marketing de geolocalização vem como um extra nas estratégias, já que foca em uma região específica que por certo trará mais visibilidade do que anunciar uma campanha a nível nacional, por exemplo. 🔍 Quer ver um dado que demonstra isso? Os termos “onde comprar” + “perto de mim” cresceram 200% em abril de 2018 a março de 2019 em comparação ao período de abril de 2016 e março de 2017 no Google dos Estados Unidos. O check-in é aquela marcação de localização das redes sociais. Muitas empresas utilizam esse mecanismo para disponibilizar seu wifi de forma gratuita, por exemplo. Nesse caso, quando o cliente acessa, ele precisa fazer um check-in no Facebook ou outra plataforma para utilizar o wifi, deixando os seus dados. Dessa forma, a empresa consegue se promover de forma mais atrativa para os usuários. Já o Geotargeting é uma técnica que consiste em segmentar o público através da localização. Isso é muito utilizado nas principais plataformas de mídia paga! Se você já tiver impulsionado uma postagem no Instagram, deve ter reparado que é possível selecionar a localização que deseja a veiculação daquele conteúdo, certo? Seja estratégico nessa escolha, avaliando para que público é realmente estratégico investir em mídia paga. O Geofancing é parecido com o Geotargeting, porém, mais detalhado. Essa estratégia utiliza coordenadas geográficas precisas para pôr em prática as ações. 🔍 Por isso que ao entrar no Google Maps, por exemplo, a plataforma mostra condições de trânsito e locais de interesse (como restaurantes). Isso pode ser configurado também nas plataformas de mídia paga. Assim, quando uma pessoa entrar em uma determinada área, vai receber um anúncio que foi configurado para ser disparado de acordo com essa estratégia. Também uma ferramenta das redes sociais, mas é diferente do check-in porque é feita na própria publicação. O Geotagging é bastante utilizado nos stories do Instagram e/ou nos posts do feed. Quando o usuário clica na tag da localização do post, a plataforma o direciona para um mapa que apresenta a cidade, país ou estabelecimento (desde que ele esteja registrado com um endereço). A partir disso, também podemos ver outras publicações de pessoas que nem seguimos que mostram o lugar. O que é um ótimo marketing para seu negócio, não? Então, não deixe de estar localizado nos mapas virtuais! Somos uma agência de marketing digital, com personalização no nosso DNA. A 7mídias têm o serviço ideal para traçar a melhor estratégia de marketing ao seu negócio. A nossa equipe é expert em conteúdo estratégico e design. Estudamos o seu negócio e, assim, podemos identificar as melhores oportunidades de divulgação da sua marca a partir de um conteúdo estratégico que converse com o seu público. Conheça os nossos serviços! Clique no botão abaixo e saiba mais! Precisa de ajuda com outro assunto no marketing digital? Entre em contato e agende uma conversa pra que a gente entenda o momento da sua empresa! Espero que esse post tenha te mostrado um pouco de como funciona o marketing de geolocalização. Ficou com alguma dúvida? Não deixe de enviar pra gente aqui nos comentários! Será um prazer responder você! (: Não esquece de seguir a gente no Instagram e visitar o nosso blog, temos muitos outros conteúdos beeem legais esperando por você! Até a próxima, Maria RitaO que é marketing de geolocalização?
Ok, mas… como o marketing de geolocalização funciona?
E qual é o diferencial da estratégia de marketing de geolocalização?
4 estratégias do marketing de geolocalização para sua empresa!
1. Check-in
2. Geotargeting
3. Geofancing
4. Geotagging
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