fbpx Skip to main content

Valores da empresa: qual a importância e como aplicá-los no seu negócio

By 22 de julho de 2022junho 14th, 2023Empresas

Quais valores a sua empresa carrega? 

Você acredita que esses valores da empresa estão alinhados com o que a organização deseja e acredita pro posicionamento da sua marca na sociedade?

Mas afinal, o que são valores?

Parece uma perguntinha simples e bem fácil de responder, afinal, a gente usa muito essa expressão por aí.

É super comum dizermos coisas como:

“eu tenho o meu valor”

“eu sou/não sou valorizada(o)”

“valorizaram aquele espaço”

Mas a verdade é que nem sempre paramos pra pensar na força e no verdadeiro significado dessas frases. 🤨

Você saberia me dizer, com rapidez, o que significa valor?

Se bateu um clima tenso por aí, pode ficar tranquilo! ✋

Nosso papo é pra você nunca mais passar por esses momentos de desespero na hora de falar sobre os valores da empresa. 

Valor, esquecendo o sentido de monetário 💵, tem a ver com comportamentos e princípios capazes de nos guiar e orientar. Também tem a ver com qualidade, importância e utilidade.

No universo corporativo, é essencial pensar nessas primeiras definições de valor que acabei de apresentar, pensando, principalmente, que: valor pra uma empresa é aquilo em que ela acredita.

Vale lembrar que, no fim das contas, a qualidade, a importância e a utilidade também são conceitos que estão interligados a essa ideia. 🤝

Mas vamos entender bem devagarinho cada ponto desse conjunto de crenças.


Valores da empresa: conceito

A importância de falar sobre os valores da empresa surgiu a partir de uma demanda da própria sociedade. 🌍

A ideia de valor nasceu para trazer uma referência, um “norte” pra seguir e se orientar, vivenciando as constantes mudanças da sociedade (?) da melhor maneira possível.

A necessidade de se alinhar aos propósitos do público consumidor, foi um dos motivos que construiu essa definição e, principalmente, a aplicação desse termo.

👉 Os valores das empresas estão sempre alinhados com outros dois elementos norteadores muito importantes: a missão e a visão.

 

Missão x visão x valores da empresa

Certamente você já ouviu falar sobre eles. 

Esses três itens são os pilares de uma empresa. Eles estão super conectados e, juntos,  representam a identidade da organização e o seu propósito no mercado e na sociedade em geral. ⭐

Já reparou que os três quase sempre aparecem juntinhos?

Toyota 🚗

site da empresa Toyota que traz a missão, a visão e os valores da empresa.

 

Outras organizações separam esses itens e também trazem mais conceitos alinhados ao tema:

Avon 💅

Site da empresa Avon que traz a cultura de integridade da empresa.

 

Microsoft 💻

Site da empresa Microssoft que traz a visão e os valores da empresa.

Legal, né?

Importância dos valores da empresa

Já deu pra entender que falar sobre os valores do seu negócio é fundamental. Além do que eu já trouxe até aqui, existem mais motivos para pensar nos princípios que vão orientar sua empresa. ✅

Anota aí!

❇ Público atento  👀

Acredite, grande parte do público considera os valores da empresa antes de consumir um produto ou serviço dela.

Os consumidores querem saber como a sua empresa se comporta diante do mundo, que culturas ela traz e como deseja se posicionar.

A definição das motivações do seu negócio faz toda a diferença no processo de compra/venda do seu produto, direcionando a forma com que a sua marca é vista.

❇ Alinhamento da equipe 👥

Os valores da empresa servem para direcionar tanto os colaboradores que já fazem parte da organização, quanto aqueles que ainda vão entrar. 

É indispensável ter e trazer pessoas que estejam alinhadas com aquilo que a empresa deseja seguir.

❇ Posicionamento no mercado ⌛

Mostrar os valores da empresa também é uma forma de posicioná-la no mercado.

A partir daquilo que o seu negócio se propõe e acredita, é que ele vai ter um lugar pra chamar de seu no mundo dos negócios. 

Sua marca pode até ser uma referência nos valores que defende, já pensou?

 

Valores essenciais

Chegamos ao ponto principal desse papo! 💡

Até agora te explicamos um pouco sobre o que são os valores, mas, para deixar essa conversa ainda mais explicativa, trouxemos aqui alguns exemplos de valores que você pode aplicar no seu negócio.

Existem muitos outros! Mas listamos alguns dos mais comuns pra que a sua empresa já tenha um ponto de partida sólido de onde seguir. 

Confira a seguir alguns princípios que, além de fazerem toda a diferença para o negócio, dialogam inteiramente com a necessidade da sociedade.

1. Ética

⭕ A verdade, nada mais que a verdade!

Sua marca precisa ser sincera e comprometida com seu público, afinal, uma relação só funciona bem se tiver confiança e pra isso é preciso ter uma comunicação aberta e ser honesto, transparente e verdadeiro com o seu consumidor. 

2. Respeito

👍 É bom e todo mundo gosta.

É preciso trabalhar o respeito nas relações profissionais, seja com o consumidor, seja o público em geral ou com os colaboradores. A máxima de tratar os outros da mesma forma como você gostaria de ser tratado é mais que válida (e essencial em todos os momentos).

3. Diversidade e inclusão

👉 de todo mundo, pra todo mundo.

Independente da sua empresa ter um público-alvo específico ou não, trabalhar a diversidade e inclusão é um item básico (pra vida). E não basta só dizer que a sua empresa é diversa, ela precisa realmente ser na essência, no oferecimento do serviço e no ambiente de trabalho.

4. Responsabilidade ambiental 🌳

  🌱 Uma atribuição de todos.

Mais do que entender o problema, é preciso agir sobre ele! Existem INÚMERAS oportunidades para cuidar do meio ambiente, começando por como o seu negócio impacta a natureza. Não dá pra deixar de trabalhar nisso, viu!

5. Humanização

🤖 Nada de modo robô ativado.

Não se esqueça de que uma organização é feita por PESSOAS, por mais que as máquinas facilitem (e muito!) o nosso trabalho. Pratique a humanização dentro e fora dos limites da sua empresa e lembre-se que cada indivíduo tem suas necessidades de ser ouvido, cuidado e motivado.

6. Paixão

💙 Tem que ter amor envolvido.

É inegável que a gente trabalha para gerar lucro, mas não dá pra deixar de lado a vontade, o amor pelo que se faz. Se propor a entregar um serviço sem realmente ter zelo, carinho e cuidado por ele só vai desestabilizar o negócio, desmotivar os colaboradores e afugentar os clientes. Então exale o amor pelo que faz!

 

Mas atenção! ⚠

Os valores da empresa precisam ser reais e não inventados para agradar o seu nicho de interesse.

E pode não parecer, mas dá pra notar quando isso acontece. 

Por isso, defina os valores da sua empresa sempre trabalhando com a autenticidade, o compromisso e a responsabilidade social.

7 mídias somando com o seu negócio

Aqui na 7 mídias levamos os nossos valores muito a sério e nos preocupamos com cada cliente, tanto como consumidores, quanto como donos do negócio e produtores de conteúdo.

Temos um time especializado para mostrar a cara da sua empresa através do marketing digital. 🥰

Aqui recebemos muitos clientes que ainda se sentem perdidos sobre quem são as suas empresas no mercado. Isso é muito comum! Mas o nosso convite é justamente para tirar o seu negócio dessa agonia.

Uma empresa com diretrizes bem definidas e estratégias alinhadas aos seus valores alcança lugares muito mais altos.

Então se você ainda se sente perdido, não perca mais tempo, porque caminhar sem saber pra onde vai é prejuízo na certa!

Te convidamos a um tour 360 pela sua empresa para diagnosticar, junto com você, quais são as dores da sua empresa e do que ela precisa pra crescer com muito mais tranquilidade.

Preciso de ajuda!


Se você ainda não conhece a essência da 7mídias e o trabalho que desenvolvemos, dá uma conferida no que temos produzido através das nossas redes sociais!

Vamos adorar ter você por aqui! 💜

Siga nosso Instagram

Espero que tenha aproveitado o conteúdo!

 

Até a próxima,

Tays da 7mídias

Leave a Reply