Entre todos os efeitos negativos dessa pandemia, um deles precisamos admitir que veio em boa hora: os ensinamentos sobre o e-commerce. 💡
E sabe o que é melhor? Nesta modalidade todo mundo sai ganhando, tanto as empresas quanto os clientes.
Mas por que isso acontece?
Bem, se temos uma certeza é: não vamos sair dessa pandemia do mesmo jeito que entramos.
Esse vírus que devastou o mundo mexeu com a nossa forma de enxergar a vida e trouxe mudanças significativas aos nossos hábitos. Muita coisa irá mudar!
Precisamos estar atentos ao movimento do mercado, entendendo o seu momento e estando sensíveis às suas mudanças pra nos adaptarmos ao “novo normal” que está pra chegar.
O E-commerce na pandemia
Antes de tudo, é preciso entender o perfil dos consumidores brasileiros durante a quarentena.
No início da pandemia, a população foi pega de surpresa com a necessidade repentina de mudanças de hábitos.
As preocupações giravam em torno de itens básicos para o dia a dia, como alimentos e itens de higiene. Com isso, houve uma queda significativa nas conversões e nas vendas do e-commerce com os itens que não eram essenciais.
Com o passar dos dias e com mais informações sobre a situação do país, as pessoas começaram a se reorganizar e a retomar os seus hábitos de consumo. Só que, agora, todos online.
O E-commerce no Brasil
Muitos medos ainda cercavam grande parte dos consumidores brasileiros sobre o e-commerce. Comprar um produto sem vê-lo ou testá-lo ainda parecia uma realidade bem distante pra alguns.
Mas estamos diante de uma nova realidade. Se antes a população costumava comprar produtos mais caros, como os aparelhos eletrônicos, por exemplo, agora precisam fazer isso até com os itens mais básicos.
Um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e da Compre&Confie mostrou que, desde o primeiro caso de COVID-19 no Brasil até o dia 18/03, as vendas online nas categorias de supermercado, saúde e beleza cresceram 80%, 111% e 83%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2019.
E, ao que tudo indica, esses hábitos vêm pra ficar, já que cada vez mais as pessoas ganham confiança no e-commerce e se acomodam com a sua praticidade.
E você, está pronto?
Como você já pôde perceber, essa é uma nova realidade pra muitos, portanto, esteja pronto pra ajudar. 😊
O primeiro passo é construir uma relação com o público e ganhar a confiança dele. Nunca foi tão importante ter uma empresa transparente, humanizada e sensível às dores do consumidor.
Lembre-se que, antes de vender, você deve estar ali pra ajudar. 💪
Abrir um canal de comunicação pra que os clientes tirem suas dúvidas de maneira simples é uma ótima opção pra facilitar as vendas — não só hoje, mas sempre! Comunicação é tudo!
Por ser um período incerto, provavelmente a jornada de compra do seu consumidor será mais longa. É um momento delicado, então forçar a venda não é um bom caminho.
Tenha paciência, se mostre solícito e deixe a porta aberta pra que ele queira voltar quando se sentir pronto.
👉 Ah, e a recíproca é verdadeira! As pessoas também estão solidárias às empresas nesse momento, principalmente aos pequenos empreendimentos e às dificuldades que estão enfrentando.
O momento é difícil pra todos, então não tenha vergonha ou medo de expor certa fragilidade.
O nosso maior desafio agora é humanizar as nossas vendas, ou seja, trazer à tona o que todos nós somos: seres humanos, com sentimentos, emoções e, sobretudo, empatia.
Precisa de ajuda nessa jornada?
Estamos aqui pra isso! A 7 mídias está com o seu time mais unido do que nunca pra vencer as nossas dificuldades e ajudar outras empresas a vencer as suas também.
Temos provado a cada dia que #unidossomosmaisfortes e queremos te convidar a fazer parte disso também!
Precisando conversar, estamos aqui!
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Mas se já se decidiu e quer se preparar para um novo tempo fortalecendo a sua marca:
Otimizamos os nossos serviços pra atender melhor os nossos clientes nesse momento difícil. Vem conferir o que preparamos pra você!
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Um grande beijo e até a próxima! 🌻