Quando ainda nem pensávamos em vender online, lojas físicas já trabalhavam diferentes estratégias para chamar a atenção de visitantes: vitrines superelaboradas, música ambiente agradável, difusores cheirosos… Até o cafezinho ainda é usado para cativar clientes! ☕
Cada um desses exemplos que citamos trabalha um sentido diferente do nosso corpo. Vitrine para a visão, música para a audição, aroma para o olfato e café para o paladar.
Isso porque abordar diferentes tipos de caminhos de percepção aumenta as chances de uma marca seduzir seu público, despertar seu desejo.
Afinal, não basta ter um ótimo produto, é preciso saber atrair o seu consumidor até ele.
Beleza, mas e o que o seu e-commerce tem a ver com isso (afinal, é disso que esse post deve tratar, né?!)?
atraindo clientes para o seu e-commerce
Quando falamos de plataformas virtuais, os únicos sentidos que conseguimos atingir são o da visão e o da audição (pelo menos por enquanto!).
E como não é de muito bom tom ter músicas em um site, acaba sobrando “apenas” a visão para ser trabalhada.
Isso mostra a importância de trabalhar bem a parte visual em um e-commerce.
Seu layout precisa ser bonito e fácil de usar, seus textos precisam ser limpos e efetivos, seus call-to-action precisam ser eficientes e… as fotos dos produtos precisam ser irresistíveis e informativas.
O que queremos dizer com “informativas”?
Quando você pega um produto na prateleira de uma loja, consegue sentir o seu toque, entender facilmente suas dimensões, ver seus detalhes de perto, sentir seu cheiro e até mesmo testá-lo.
Em um e-commerce não.
Tudo o que temos é meia dúzia de fotos para apresentar o produto. Uma bela desvantagem, não é?
Por isso, essas imagens precisam encantar o visitante (a ponto de ele optar pela compra on-line, e ter que esperar pela entrega do produto, ao invés de tê-lo imediatamente comprando em uma loja física). E precisam também apresentar todas as características do produto, para que o comprador tenha o máximo de dados sobre aquela peça, mesmo sem vê-la ao vivo.
Um outro ótimo motivo para dar atenção às fotos do seu e-commerce é o Google.
A importância das imagens no Google
Vamos supor que você esteja procurando uma camisa branca de botão masculina.
Primeiro, o Google vai pré-selecionar peças que se enquadram nessa descrição (por isso, é igualmente essencial o trabalho de SEO em e-commerces) e vai te mostrar algumas delas.
O exemplo da camisa branca é ótimo porque esse produto existe em diferentes lojas e são todas praticamente iguais. Olha só:
Mesmo sendo parecidas, uma delas atraiu o seu olhar e é nela que você clica primeiro. E, certamente, tem uma que você escolhe por último.
O que te fez escolher a primeira foto? Bom, os motivos que levam alguém a escolher uma imagem e rejeitar outra variam de pessoa para pessoa. Não existe uma fórmula que funcione para todo mundo; o que pode ser lindo para você pode ser horrível para o seu vizinho 🤷♀️
Por isso, é muito importante que a identidade da sua fotografia esteja alinhada com as suas diretrizes de branding e identidade visual. Assim, você aumenta as chances de atrair o público correto, que se identifica com a sua marca e, logo, tem mais chances de realizar uma compra.
Como tirar fotos pro meu e-commerce?
Para garantir que o seu e-commerce tenha fotos incríveis, sempre recomendamos contratar um profissional especializado.
Mas sabemos também que nem sempre esse é um investimento possível.
E aí o seu projeto vai ficar parado até existir a oportunidade de ter um fotógrafo? Não!
Comece fotografando você mesmo os seus produtos.
Para te apoiar nessa empreitada, montamos um guia com instruções de como VOCÊ pode tirar fotos incríveis para o seu e-commerce.
São algumas dicas e truques que vão te ajudar a conseguir imagens bem incríveis usando o que você provavelmente já tem em casa.
Acreditamos que vai te ajudar bastante!
3 dicas para tirar fotos de produtos incríveis
1. Aproveite o equipamento que você já tem
Quando pensamos em fotografia, logo imaginamos aqueles estúdios superiluminados, câmeras pesadas e fundos infinitos.
Claro que, quanto melhor for o seu equipamento de trabalho, melhor a qualidade do resultado.
Mas, na falta de opção, você pode usar o que já tem. Quer ver?
Câmera
Hoje em dia, praticamente todos os celulares têm câmeras muito boas e que podem perfeitamente ser usadas para tirar as fotos dos seus produtos (e, se o seu não tiver, é só pedir emprestado o de um amigo 😉).
Aqui mesmo na 7mídias, para nossas fotos de conteúdo, usamos uma câmera digital compacta (você já deve ter visto em algum dos nossos stories de backstage). Ela é um modelo simples, mas o resultado fica bem bacana.
Ver essa foto no Instagram
Um pouco da nossa produção de fotos para o Instagram. Aproveita para seguir a gente lá! 😉
Iluminação
A verdade é que equipamentos de luz são caros e ocupam muito espaço. A menos que você consiga dedicar um espaço para deixá-lo montado, um conjunto profissional pode acabar virando uma dor de cabeça.
Além disso, a melhor fonte de luz que existe no mundo não custa um centavo, nem ocupa lugar no seu escritório: o sol! 🌞
Nenhuma luz artificial consegue vencer a beleza de uma luz natural.
Sabe aquela janela que tem no seu escritório ou na sua casa? Use-a ao seu favor!
Fotografe próximo a ela. Pode ser no chão, em cima de uma mesa, no próprio parapeito…
Dicas para fotografar com luz natural:
- Quando for fotografar com luz natural, evite a luz direta. Elas resultam em sombra dura (aquela que é bem demarcada).
- Observe os horários em que a iluminação do ambiente fica melhor e se programa para tirar suas fotos dentro desse período.
- Prefira produzir suas imagens em dias nublados ou com mormaço. As nuvens criam uma espécie de filtro na luz do sol, deixando as suas sombras menos contrastantes e o resultado mais bonito.
Tripé
O tripé é um suporte que mantém a sua câmera no lugar e parada.
Ele é uma mão na roda se você estiver fotografando sozinho e/ou precisar manter um padrão de posicionamento e angulação em todas as fotos.
Além disso, ele evita que as imagens saiam tremidas, já que a câmera fica parada e estável.
View this post on Instagram
A post shared by 7Mídias (@agencia7midias) on Jan 23, 2019 at 3:03am PST
O tripé é muito útil na hora de experimentar diferentes tipos de composições.
Existem diferentes tipos de tripés, dos mais variados tamanhos, preços e qualidades. Mas também dá para improvisar um com objetos de apoio, como livros, vasos ou caixas.
2. Faça um styling incrível
Em fotografia, “styling” é como é chamada a organização dos objetos em uma foto.
Sabe quando o anúncio de um móvel o coloca dentro de um ambiente decorado? Ou então a propaganda de um doce, servido em uma mesa superbonita, com pratos elegantes e objetos com uma cartela de cores deliciosa? Esses são exemplos de styling.
O styling permite que o cliente visualize como seria aquele produto na vida dele.
Por meio de objetos que contam uma história, ele também cria o desejo pelo universo da imagem. “Se eu comprar esse móvel, terei a casa moderna que eu sempre quis. Se eu comprar essa sobremesa, serei transportado para um mundo mágico, doce e feliz”.
O styling e a história do produto
Quando você for pensar na produção da sua foto, pense em qual história aquela imagem quer contar. Quais cores combinam com ela? Quais objetos transmitem essa mensagem? Qual o melhor ângulo para mostrar tudo?
Por exemplo, no nosso post sobre LinkedIn, escolhemos objetos ligados a um universo profissional: os óculos, o celular, a caneta…
E, claro, trabalhamos esses elementos de maneira que fizessem sentido com a nossa identidade visual e o nosso branding.
Mas atenção: em e-commerces, tão importante quanto a foto em seu contexto são as imagens “informativas” de que falamos lá em cima — a prioridade é que o usuário tenha um entendimento completo da peça à venda.
Criar um styling bacana tem muito de tentativa e erro, de experimentar o que melhor funciona na sua imagem e ver o que não deu muito certo.
Se você não sabe por onde começar, escolha o caminho mais fácil: fotografe seu objeto em um fundo legal.
Assim, você não precisa se preocupar em ter um ambiente inteiro super iluminado, com uma decoração diferenciada, nem nada disso. Você só precisa posicionar esse fundo perto da sua janela e voilà!
O que usar de fundo na fotografia?
Um objeto fotografado em um fundo bacana consegue servir para os dois propósitos: o informativo e o de styling.
Muitos clientes chegam até nós perguntando como fazemos os fundos coloridos nas nossas fotos. Acredite, é bem mais simples do que parece!
Você pode explorar diversas opções de fundo, mas o mais prático é usar cartolina colorida.
A cartolina é uma boa ideia porque pode ser usada várias vezes, não ocupa muito espaço quando enrolada e pode servir para duas finalidades: fotos aéreas (também chamadas de flatlays) e de fundo infinito.
Para fazer o fundo infinito, é só prender uma das laterais da cartolina em uma parede com fita crepe, assim ó:
A única desvantagem da cartolina é que ela acaba se deteriorando com tempo: suja, rasga, amassa… Se preferir, invista em um material mais duradouro, como courino, fórmica, madeira…
E, claro, você sempre pode inovar nos fundos experimentando materiais diferentes como tecidos, toalhas ou mesmo parte de roupas! 🙂
3. Foque em uma boa edição de foto
Para quem não pode ter um equipamento e/ou um profissional, a edição é a parte mais importante desse processo.
Quando estiver batendo a foto, certifique-se apenas de duas coisas:
- Que a disposição dos objetos esteja do jeito que você deseja;
- Que a sombra esteja no lugar correto.
O resto você consegue resolver na edição.
Hoje em dia podemos contar com milhares de programas de edição de fotos: só é preciso encontrar um que se adapte melhor às suas necessidades.
Dá até pra editar pelo celular! O app da VSCO, por exemplo, em sua versão gratuita vem com várias opções de filtros prontos e conta com bons ajustes fotográficos.
Mas o nosso programa favorito de edição de foto é o Lightroom, na versão desktop.
A vantagem desse programa é que ele tem muitas ferramentas, mas funciona com uma interface muito simples e intuitiva.
Como editar fotos de produto no Lightroom
Para te ajudar a editar fotos de produtos no Lightroom, estamos montando um e-book que vai te ensinar o passo a passo de como deixar suas imagens incríveis!
Nele você verá como fizemos para editar essa foto que tiramos para o nosso post sobre Branding:
Difícil de acreditar que são a mesma foto, né?
Para saber quando o e-book estiver disponível, deixe o seu e-mail abaixo:
Extra: dicas para tirar fotos de roupa!
Já quando o assunto é roupa, a história muda um pouco.
Isso porque queremos ver detalhes como o caimento da peça que não dá pra ver tão bem em uma peça esticada no chão ou pendurada em um cabide.
Uma alternativa ao estúdio fotográfico é usar as dicas que demos no primeiro tópico, sobre o equipamento, e posicionar a pessoa vestindo a roupa em frente a uma parede de cor lisa (se na sua casa ou escritório não tiver nenhuma com boa luz, com certeza na sua cidade tem várias!)
Para ficar mais interessante, e trabalhar o branding da sua marca, mescle essas fotos de estúdio informativas com outras ambientadas, de lifestyle.
A vantagem dessas fotos ambientadas é que elas funcionam superbem em redes sociais também e costumam engajar mais do que as de estúdio!
O e-commerce dos seus sonhos!
Montar um e-commerce definitivamente é trabalhoso.
Essa foi só uma palinha de como você pode trabalhar melhor a parte visual da sua loja virtual, mas não se esqueça que também é preciso focar em um bom design, pontos de conversão, usabilidade…
Sem falar em outras estratégias que vão otimizar a sua conversão, como um bom trabalho de marketing digital, de SEO, de branding… UFA! Tudo isso mais a parte de realmente gerir o seu negócio: cuidar de equipes, estoque, caixa… 😱
Mas você não precisa fazer tudo sozinho!
Quando você empreende, existem milhões de coisas para serem resolvidas e é normal querermos centralizar tudo em nossas mãos (acredite, nós entendemos, é o nosso filho!). Mas, pensa só, o tempo que você gasta com uma tarefa poderia ser aproveitado em outras mais importantes!
Deixa a 7mídias te ajudar a ter o e-commerce dos seus sonhos! Que não seja só lindo e do jeito que você sempre sonhou, mas também otimizado para conversão e com ótima usabilidade.
Achei interessante!
Achei interessante! Se converter em vendas!?
Até breve!
A fotografia de produto é muito importante para a venda online, afinal esse será o ponto de contato que o cliente terá com o produto.
Todos os pontos que bordou fazem a diferença no resultado final e nas vendas.
Adorei o artigo. Parabéns pelo conteúdo.
Muito obrigada, Lilian!
É verdade! A fotografia, sem dúvidas, é um dos pontos-chave no momento de decisão por uma compra. Muito importante estarmos atentos, principalmente com o constante aumento das vendas online. 💪