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influenciador: 5 passos para escolher o ideal para sua empresa

By 27 de maio de 2022junho 14th, 2023Marketing Digital

Você sabe como escolher o melhor tipo de influenciador para sua empresa?

No último post, falamos um pouquinho sobre como funciona o marketing de influência para você ficar por dentro desse modelo que é muito promissor para as empresas.😉

Agora que você já conhece o que é e como funciona, neste artigo vamos te ajudar a escolher  o influenciador  ideal para a sua marca!

Vamos lá?

 

recapitulando, o que é um influenciador?

Retomando um pouco do que já te contamos no último artigo, influencer ou influenciador é uma pessoa que reúne um grupo de seguidores em determinada rede social e exerce influência no comportamento desse grupo através de um vínculo.

Esse vínculo pode ser estabelecido de várias formas: por um certo nível de fama, por autoridade, por afinidades… O processo varia de influencer para influencer.

O influenciador pode ser classificado em vários níveis de acordo com o número de seguidores – como te contamos no post anterior. 🤓 – e também pode atender a diferentes finalidades, ou seja, pode se adequar a diferentes contextos.

Além disso, eles também são classificados por seus nichos, o que é ótimo para direcionar melhor o seu conteúdo ao público de interesse.

Tudo isso pode ajudar – e muito – como critério de escolha do influenciador para representar sua empresa. 🙋

os nichos

Você, provavelmente, já ouviu falar sobre os nichos dos influencers, certo?

Se não ouviu, relaxa! Vamos te explicar!👇

Os nichos funcionam quase como caixinhas de categorias em que eles estão inseridos – como culinária, estudos, beleza, saúde… 

Esses nichos são bem diversos e ainda contam com subnichos, a depender de ideais, valores e objetivos do influenciador em questão. 🎯

Por exemplo: um influenciador de culinária, especializado em doces preparados com ingredientes 100% veganos, tem como nicho a culinária e subnichos a confeitaria e o veganismo.

 

 

Nesse caso, uma empresa de alimentos veganos, por exemplo, teria muito em comum com ele e poderia fechar uma ótima parceria.

Então, esses detalhes são cruciais para se chegar à parceria e ao público certo! 👤

valores da empresa ou marca

A partir do exemplo anterior, fica mais fácil entender como os valores de uma empresa ou marca podem ser transmitidos pelo influenciador escolhido para essa parceria. 🤝

Antes de mais nada, é importante avaliar quais são esses valores para filtrar o tipo ideal de influencer a te representar.

Por isso, se atente àqueles que pregam o que você acredita e que vão agregar valor à sua empresa, marca, produto ou serviço! 📈

Se os valores da sua empresa envolvem a preservação do meio-ambiente, por exemplo, procure escolher um influenciador que seja engajado na causa!

Quando um influenciador fala por uma marca, ele ficará sempre linkado a ela (mesmo que depois de um tempo a parceria termine). 

Nesse caso, o cuidado na escolha deve redobrar para que possíveis comportamentos negativos do seu influencer não venham a refletir na imagem da marca, como no exemplo da Nike em 2012.

A empresa que tinha parceria com o ciclista Lance Armstrong precisou romper o contrato quando o atleta foi pego em um exame antidoping. Situação muito complicada pra imagem da marca. 😐

o público-alvo

Um dos passos mais importantes para a escolha do influencer ideal é entender quem é o seu público-alvo e qual é o público daquele influenciador – os dois públicos precisam concordar!

Como pontuamos no último artigo, uma das principais vantagens do marketing de influência é justamente o público já solidificado do influenciador com o qual você vai lidar.

A Baw Clothing, uma marca de roupas paulistana, faz parcerias com vários influenciadores desde que surgiu no mercado. Dessa forma, conquistou um público vasto e diverso, com suas roupas e acessórios em um estilo streetwear moderno e inclusivo. Hoje, é uma marca brasileira de destaque que conta com quase 1,5 milhões de seguidores no Instagram.

perfil da marca baw clothing com fotos de influenciadores

Depois de entender esse cenário, é essencial decidir seu objetivo: manter o foco em um público mais específico, explorar um público um pouco diferente, expandir o alcance, aumentar a autoridade… 

A partir daí, definimos mais um critério de escolha: com qual finalidade você busca essa parceria. 🎯

as finalidades possíveis

A depender da necessidade da sua empresa, são várias as finalidades possíveis pra uma parceria com influenciadores. Dentre elas, estão:

Solidificação do nome da empresa/marca

Se você chegou agora no mundo digital e quer fazer da sua empresa uma presença reconhecida nas redes sociais, a parceria com influenciadores pode te ajudar bastante na consolidação desse desejo. 

Assim, você pode conquistar uma boa base de seguidores e reconhecimento para colocar em prática seus projetos!

Divulgação de novo produto/serviço

É de novidade que o povo gosta! 🙃

Caso você tenha um produto ou serviço recém-lançado e queira um alcance maior para ele, o influenciador pode trabalhar junto com você pra isso!

Divulgação de uma promoção

Promoção?! 👀 O brasileiro adora um descontinho, né? Ainda mais se aquele influenciador que você gosta te oferece um cupom pra usar ao final da compra!

Promoções também são ótimos pontos de partida pra você que quer começar uma parceria com um influenciador digital!

não subestime influencers menores!

Os nano e micro influenciadores (mil a 10 mil seguidores; 10 mil a 50 mil seguidores) são os que têm o público mais específico e menor em números, geralmente, é o mais fiel. ✨

Esse tipo de influencer tende a ter uma relação mais próxima com os seus seguidores e, consequentemente, acaba exercendo uma influência maior sobre eles. São recomendados quando o objetivo é ter conversão em vendas.

Mas o outro lado também é válido – os influenciadores com maior público são boas escolhas quando o interesse é a divulgação da empresa!

Como já falamos, tudo depende do objetivo que você tiver na sua estratégia de marketing.

Por isso, uma das grandes tendências do marketing digital em 2022 é o investimento nesses influencers menores – por conta da força da comunidade que eles constroem. 

E é esse tipo de público que tem maior chance de ser convertido em consumidor do seu produto ou serviço – logo, em vendas.💲

tipos de parcerias

Outro critério importante pra escolher o influencer ideal pra sua empresa é o tipo de parceria que ele oferece.

De permutas, passando pelo valor fixo por stories e feed, até a definição de embaixadores, é sempre bom bater esse papo antes de criar grandes expectativas sobre o influencer.

Os preços variam de acordo com a pessoa, com o nicho, com as visualizações e com o engajamento orgânico. 🧮

Por isso, planeje com calma e invista seu tempo nessa parceria!

vale lembrar que:

  1. Nesse processo, é ideal levar em consideração todas as dicas que pontuamos anteriormente neste post! 🌟
  2. Em geral, não é um serviço barato – por isso deve haver um alinhamento antes da produção do conteúdo para que o seu objetivo seja atendido!
  3. O influenciador não é vendedor, nem promove milagres! A parceria é a construção de um vínculo – precisa de tempo e investimento!

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